Eficácia da aromaterapia na redução de níveis de estresse e ansiedade em alunos de graduação da área da saúde: estudo preliminar

  • Cassandra Santantonio de Lyra Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia
  • Larissa Sayuri Nakai Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia
  • Amélia Pasqual Marques Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina; Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional
Palavras-chave: Ansiedade^i1^stera, Aromaterapia, Estresse psicológico, Estudantes de ciências da saúde

Resumo

Este estudo teve como objetivo verificar a eficácia de aromaterapia na diminuição de níveis de estresse e ansiedade (traço e estado) de alunos de graduação de cursos na área da saúde. Participaram do estudo 36 sujeitos, com idade entre 18 e 29 anos, que foram divididos entre os que receberam tratamento (grupo aroma, n=18) e o grupo controle (n=18). Os sujeitos foram avaliados quanto a níveis de estresse e ansiedade antes e após o período de intervenção, pela Lista de Sintomas de Estresse e pelo Inventário de Ansiedade Traço e Estado. O tratamento de aromaterapia consistiu em sete sessões (duas vezes por semana) de dez minutos de inalação com uma sinergia de óleos essenciais elaborada especificamente. Os escores de estresse e ansiedade antes e depois do tratamento foram comparados estatisticamente, com nível de significância de 5% (p<0,05). O grupo aroma apresentou redução significativa dos níveis de estresse (de 24%) e ansiedade (de 13% e 19%, p<0,05), enquanto no grupo controle houve uma diminuição significante, embora menor (de 11%), apenas no nível de estresse. A aromaterapia mostrou-se eficaz na redução dos níveis de estresse e ansiedade em estudantes da área da saúde. No entanto, ainda são necessários mais estudos para identificar as causas dos níveis medidos e, também, os mecanismos de ação dos óleos essenciais em sua redução.

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Publicado
2010-03-01
Como Citar
Lyra, C., Nakai, L., & Marques, A. (2010). Eficácia da aromaterapia na redução de níveis de estresse e ansiedade em alunos de graduação da área da saúde: estudo preliminar . Fisioterapia E Pesquisa, 17(1), 13-17. https://doi.org/10.1590/S1809-29502010000100003
Seção
Editorial