Preferência manual de crianças ao alcançar objetos de tamanho e rigidez diferentes

Autores

  • Suellen A. Bottesini Universidade Federal de São Carlos; Departamento de Fisioterapia
  • Fernanda Pereira dos Santos Silva Universidade Federal de São Carlos; Departamento de Fisioterapia
  • Eloisa Tudella Universidade Federal de São Carlos; Departamento de Fisioterapia

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1809-29502010000300002

Palavras-chave:

Atividade motora, Lactente e criança pré-escolar, Lateralidade funcional, Movimento de alcance

Resumo

O estudo teve por objetivo analisar a preferência manual de crianças ao alcançar objetos de diferentes tamanhos nas idades de 4, 6, 8 e 36 meses. Para tanto, nove crianças saudáveis foram posicionadas em uma cadeira reclinada para trás a 50º com a horizontal e a elas foram apresentados quatro objetos de rigidez e tamanhos distintos. Foram coletados longitudinalmente 524 alcances aos 4, 6, 8 e 36 meses, sendo analisadas as variáveis mão preferida no alcance e índice de contribuição para os alcances bimanuais. Constatou-se que a mão preferida no alcance no decorrer dos meses foi a direita e que somente aos 6 meses o tamanho dos objetos influenciou a preferência manual: as crianças fizeram preferencialmente alcances com a mão direita para objetos pequenos, e mão esquerda para os grandes. Nos alcances bimanuais, constatou-se que, em geral, a mão que primeiro toca o objeto é a mão mais ativa durante todo o movimento de alcançar. Provavelmente porque a rigidez seja menos visualmente percebida do que o tamanho, só este influencia o alcance aos 6 meses, idade em que o lactente refina o movimento de alcance. O tamanho o influencia aos 6 meses, idade em que o movimento de alcançar se encontra em fase de refinamento: objetos pequenos que exigem maior precisão foram alcançados com a mão direita (mão preferida); e objetos grandes, que não exigem precisão para serem apreendidos, foram alcançados com a mão esquerda.

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Publicado

2010-09-01

Edição

Seção

Editorial

Como Citar

Preferência manual de crianças ao alcançar objetos de tamanho e rigidez diferentes . (2010). Fisioterapia E Pesquisa, 17(3), 198-202. https://doi.org/10.1590/S1809-29502010000300002