Jogo educacional sobre avaliação em fisioterapia: uma nova abordagem acadêmica

Autores

  • Miriam Weintraub Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina
  • Philippe Hawlitschek Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina; Curso de Medicina
  • Sílvia Maria Amado João Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina; Curso de Fisioterapia

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1809-29502011000300014

Palavras-chave:

tecnologia educacional, fisioterapia (especialidade), ensino

Resumo

Este artigo relata a criação de um jogo educacional sobre avaliação em fisioterapia. Uma nova abordagem acadêmica foi proposta para complementar a metodologia atual, basicamente expositiva, especialmente em cursos com conteúdo prático, como a fisioterapia. Uma estratégia pedagógica com casos clínicos e recursos tecnológicos inovadores pode atrair a atenção do estudante, permitindo um aprendizado mais intenso e ativo. O aplicativo foi criado no Adobe Flash CS3 com a linguagem Extensible Markup Language (XML) para a organização das perguntas múltipla escolha. O jogo é composto por quatro salas de atendimento sobre avaliação neurológica, respiratória, musculoesquelética e em terapia intensiva. Há, em cada sala, um caso clínico, seguido de questões múltipla escolha e, por fim, uma questão especial, contendo vídeos ou imagens. Ao responder as questões de forma equivocada, o participante é direcionado a uma sala de estudos com a literatura relacionada ao tema e alguns artigos sugeridos. Para avaliar o impacto desse jogo no processo de aprendizado, serão necessários mais estudos, porém o desenvolvimento de novas estratégias para aprimorar o método de ensino atual é de extrema importância.

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Publicado

2011-09-01

Edição

Seção

Pesquisa Original

Como Citar

Jogo educacional sobre avaliação em fisioterapia: uma nova abordagem acadêmica . (2011). Fisioterapia E Pesquisa, 18(3), 280-286. https://doi.org/10.1590/S1809-29502011000300014