Equação de predição para o miniexame do estado mental

influência da educação, idade e sexo

  • Liliane Patrícia de Souza Mendes Universidade Federal de Minas Gerais
  • Fernanda Ferreira Malta
  • Thaís de Oliveira Ennes
  • Giane Amorim Ribeiro-Samora
  • Rosângela Corrêa Dias
  • Bianca Louise Carmona Rocha
  • Marina Rodrigues
  • Larissa Faria Borges
  • Verônica Franco Parreira
Palavras-chave: Cognição, Avaliação Geriátrica

Resumo

O mini-exame do estado mental (MEEM) é um teste de rastreio mundialmente utilizado para identificar alterações no âmbito da cognição. Estudos têm demonstrado a influência da educação, idade e gênero na pontuação do MEEM. No entanto, no Brasil, os estudos consideram apenas um fator para a pontuação no teste. O objetivo do estudo foi estabelecer uma equação preditiva para o MEEM. Um estudo transversal exploratório foi desenvolvido e examinadores treinados avaliaram participantes da comunidade. Os voluntários foram avaliados pelo MEEM e pela Escala de Depressão Geriátrica (EDG). A pontuação do MEEM foi a variável dependente. A idade, nível educacional, gênero e pontuação na EDG foram as variáveis independentes. A análise de regressão multivariada foi utilizada para determinar o modelo de melhor valor preditivo para os escores do MEEM. Foram avaliados 250 indivíduos entre 20 e 99 anos, sem comprometimento cognitivo. O nível educacional, a idade e o sexo explicaram 38% da variância total da pontuação do MEEM (p<0,0001) e resultaram na equação: MEEM=23,350+0,265(anos de escolaridade)-0,042(idade)+1,323(gênero), em que mulher=1 e homem=2. A pontuação do MEEM pode ser melhor explicada e predita quando o nível educacional, idade e gênero são considerados. Os resultados contribuem para o conhecimento sobre as variáveis que influenciam o escore do MEEM, bem como fornece uma maneira de considerá-las na pontuação do teste, proporcionando uma melhor triagem desses pacientes.

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Publicado
2019-04-22
Como Citar
Mendes, L., Malta, F., Ennes, T., Ribeiro-Samora, G., Dias, R., Rocha, B., Rodrigues, M., Borges, L., & Parreira, V. (2019). Equação de predição para o miniexame do estado mental. Fisioterapia E Pesquisa, 26(1), 37-43. https://doi.org/10.1590/1809-2950/17030126012019
Seção
Pesquisa Original