Quanto tempo de oclusão é necessário para avaliar a pressão inspiratória máxima pelo método da válvula expiratória unidirecional em sujeitos sem via aérea artificial?

  • Samantha Torres Grams
  • Karen Yumi Mota Kimoto Hospital Sírio-Libanês
  • Elen Moda de Oliveira Azevedo Hospital Nossa Senhora de Lourdes
  • André Luis Pereira de Albuquerque Hospital Sírio-Libanês
  • Christina May Moran Brito Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
  • Wellington Pereira Yamaguti Hospital Sírio-Libanês
Palavras-chave: Pressões Respiratórias Máximas, Músculos Respiratórios, Força Muscular

Resumo

O objetivo desse estudo foi determinar o tempo de oclusão necessário para avaliar a pressão inspiratória máxima (PIMáx) obtida pelo método da válvula expiratória unidirecional em sujeitos sem via aérea artificial. Foram avaliados 31 sujeitos, com idade entre 18 e 60 anos. A PIMáx foi avaliada pelo método convencional (PIMáxconv) e pelo método da válvula expiratória unidirecional (PIMáxuni), sendo a ordem de avaliação definida por meio de sorteio. Para a medida da PIMáxuni, um manovacuômetro digital foi acoplado a uma válvula expiratória unidirecional e máscara orofacial por 20 segundos de oclusão. Nesse período, todos os sujeitos foram encorajados a realizar esforços inspiratórios máximos. Para definir a ótima duração da manobra, o tempo de esforço foi dividido a cada intervalo de 5 segundos (0-5s, 0-10s, 0-15s, 0-20s). Os intervalos de tempo para obtenção da PIMáxuni foram comparados por meio do teste de ANOVA One-way. Para comparação das médias dos valores de PIMáxconv e PIMáxuni, foi utilizado o teste t de Student. O nível de significância foi de 5%. A média dos valores da PIMáxconv foi de -102,5±23,9 cmH2 O, enquanto que a PIMáxuni foi de -117,3±24,8 cmH2 O (p<0,001). O valor absoluto máximo da PIMáxuni foi alcançado dentro do intervalo de 0-20 segundos, que foi significativamente superior ao valor absoluto máximo obtido nos primeiros 5 segundos (p=0,036). O tempo de oclusão necessário para avaliar a PIMáx pelo método da válvula expiratória unidirecional em sujeitos colaborativos sem via aérea artificial deve ser de pelo menos 20 segundos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-04-22
Como Citar
Grams, S., Kimoto, K., Azevedo, E., Albuquerque, A. L., Brito, C., & Yamaguti, W. (2019). Quanto tempo de oclusão é necessário para avaliar a pressão inspiratória máxima pelo método da válvula expiratória unidirecional em sujeitos sem via aérea artificial?. Fisioterapia E Pesquisa, 26(1), 65-70. https://doi.org/10.1590/1809-2950/18036526012019
Seção
Pesquisa Original