Fisioterapia cotidiana: ações profissionais e decorrências para a população

Autores

  • José Rubens Rebelatto

DOI:

https://doi.org/10.1590/fpusp.v5i1.76855

Palavras-chave:

Fisioterapia, Prática profissional

Resumo

O objetivo do presente estudo foi produzir informações relativas aos problemas assistidos pelos fisioterapeutas em uma dada comunidade, examinar os tipos de assistência desenvolvidos em relação a esses problemas e analisar as conseqüências dessas ações para a sociedade. Para isso foram coletados dados em vários setores de assistência fisioterápica e aplicados questionários em profissionais responsáveis por esses serviços. Em relação aos tipos de problemas, os "traumatismos nos membros" foram os mais freqüentes, seguidos de "problemas na coluna vertebral" e "problemas neurológicos". No que tange às formas de assistência realizadas, os dados apontam para a inexistência de uma concepção funcional do que seja prevenção em fisioterapia e, para a correspondente ausência de ações visando impedir a ocorrência de problemas com movimentos humanos. As decorrências prováveis de tal situação para a população foram analisadas e, alternativas de encaminhamento futuro, apontadas. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • José Rubens Rebelatto

    Professsor do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de São Carlos, UFSCar. Mestre em Educação Especial e Doutor em Educação da Universidade Federal de São Carlos, UFSCar.

Downloads

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Fisioterapia cotidiana: ações profissionais e decorrências para a população. (1998). Fisioterapia E Pesquisa, 5(1), 36-48. https://doi.org/10.1590/fpusp.v5i1.76855