Aspectos biomecânicos e ergonômicos associados ao movimento de preensão: uma revisão

Autores

  • Luciane Aparecida Pascucci Sande
  • Helenice Jane Cote Gil Coury

DOI:

https://doi.org/10.1590/fpusp.v5i2.77288

Palavras-chave:

Biomecânica, Fisioterapia, classificação, métodos, tendências, Resistência à tração, Atividade motora, Postura, Articulações, Eletromiografia

Resumo

O objetivo deste estudo é apresentar brevemente alguns dos estudos realizados sobre o movimento de preensão humana. São descritas algumas das variáveis que influenciam a força de preensão, tais como, postura, empunhadura e variáveis antropométricas. Diversos sistemas de classificação dos padrões de preensão são apresentados, assim como os critérios que nortearam a proposição dessas categorizações. A diversidade dos padrões e sistemas de classificação da preensão disponíveis na literatura sugere que tem havido dificuldade em se eleger um sistema ótimo. É mesmo possível que um único sistema de categorização não atenda aos interesses e especificidades das diversas áreas que estudam a preensão. Nesse sentido, parece importante conhecer os padrões já descritos na literatura para melhor categorizar qualquer preensão que venha a serutilizada em estudos futuros.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luciane Aparecida Pascucci Sande

    Fisioterapeuta formada pela Universidade Federal de São Carlos. Aluna de mestrado do Programa de pós-graduação em Ciências da Reabilitação. PPG-CR da Universidade Federal de São Carlos.

  • Helenice Jane Cote Gil Coury

    Fisioterapeuta formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Pós-doutora em fisioterapia pela Universidade de Alberta - Edmonton. Docente vinculada ao Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de São Carlos.

Downloads

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Como Citar

Aspectos biomecânicos e ergonômicos associados ao movimento de preensão: uma revisão. (1998). Fisioterapia E Pesquisa, 5(2), 71-82. https://doi.org/10.1590/fpusp.v5i2.77288