Comparação das habilidades motoras de crianças prematuras e crianças nascidas a termo

Autores

  • Marisa Cotta Mancini Universidade Federal de Minas Gerais
  • Maria Lúcia Paixão Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Tatiana Teixeira Silva Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG
  • Lívia de Castro Magalhães Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG
  • Vanessa Maziero Barbosa Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG

DOI:

https://doi.org/10.1590/fpusp.v7i1-2.79362

Palavras-chave:

Prematuro, Crescimento e desenvolvimento, Lactente, Atividade motora, Transtornos das habilidades motoras, Prevenção e controle, Estudo de intervenção, Estudo comparativo

Resumo

A investigação do desenvolvimento de crianças pretermo comparada com a de crianças nascidas a termo fornece informações importantes para programas de acompanhamento do desenvolvimento e intervenção precoce. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi comparar o desenvolvimento neuromotor de crianças pretermo com normas traçadas para crianças nascidas a termo. Foram analisados dados de uma amostragem de 162 crianças nascidas pretermo (antes de 37 semanas) na maternidade do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais e avaliadas sistematicamente pela equipe do Ambulatório de Acompanha-mernto do Recém Nascido de Alto Risco deste Hospital. O grupo de crianças pretermo foi avaliados pelo Teste de Desenvolvimento de Denver (TDD) aos 12,18 e 24 meses de idade corrigida e os dados obtidos foram comparados com os normativos, descritos no manual do teste, nos aspectos motor-fino adaptativo e motor grosso. O teste Qui-quadrado (1) foi utilizado pela análise estatística. Os resultados revelaram que, dos 29 itens motores analisados, 16 (55%) apresentaram diferença significativa entre pretermos e crianças nascidas a termo. O sentido da diferença observada indica que o grupo de crianças pretermo apresenta melhor desempenho, principalmente nos itens do apecto motor-fino. O melhor desempenho das crianças pretermo foi observado progressivamente em um maior número de itens, à medida que a idade da criança se aproxima dos 24 meses de idade corrigida. Os resultados são discutidos considerando-se o impacto da correção da idade gestacional e da experiência extra-uterina no desenvolvimento de crianças pretermo, apontando para uma superestimativa do desenvolvimento motor destas crianças em relação às nascidas a termo, aos 24 meses de idade corrigida.

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Biografia do Autor

  • Marisa Cotta Mancini, Universidade Federal de Minas Gerais
    Terapeuta Ocupacional do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Maria Lúcia Paixão, Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais
    Fisioterapeuta do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Tatiana Teixeira Silva, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG
    Bolsista PIBIC-CNPq. Estudante do curso de Graduação em Fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG
  • Lívia de Castro Magalhães, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG
    Terapeuta Ocupacional do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG
  • Vanessa Maziero Barbosa, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG
    Terapeuta Ocupacional do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG

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Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Comparação das habilidades motoras de crianças prematuras e crianças nascidas a termo. (2001). Fisioterapia E Pesquisa, 7(1-2), 25-31. https://doi.org/10.1590/fpusp.v7i1-2.79362