Análise da aquisição do sentar, engatinhar e andar em um grupo de crianças pré-termo

Autores

  • Pricila Quintanilha Zanini
  • Milena Hayashida
  • Priscilla Selena Hara
  • Andréa Cristina de Lima
  • Shamyr Sulivan de Castro
  • Camila Ferreira Bueno
  • Ana Lúcia de Jesus Almeida

DOI:

https://doi.org/10.1590/fpusp.v9i2.79653

Palavras-chave:

Prematuro/crescimento & desenvolvimento, Atividade motora, Fisioterapia/métodos, Terapia por exercício/métodos

Resumo

Nos primeiros anos de vida a criança passa pelo período mais crítico do desenvolvimento do sistema nervoso central (SNC) e vários fatores podem interferir nesse processo, dentre eles e prematuridade. O bebê pré-termo apresenta características que o difere do a termo devido à imaturidade do seu SNC; por isso a importância de acompanhar o seu desenvolvimento, afim de identificar características específicas dessa população e possibilitar a intervenção precoce quando necessária. Este estudo teve como objetivo analisar o período de aquisição do sentar, engatinhar e andar de um grupo de crianças pré-termo e compará-lo com a aquisição de bebês a termo apresentada na Escala Motora Infantil de Alberta.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Pricila Quintanilha Zanini
    Fisioterapeuta formada pela UNESP, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente
  • Milena Hayashida
    Fisioterapeuta formada pela UNESP, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente
  • Priscilla Selena Hara
    Fisioterapeuta formada pela UNESP, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente
  • Andréa Cristina de Lima
    Graduanda de Fisioterapia da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente
  • Shamyr Sulivan de Castro
    Graduanda de Fisioterapia da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente
  • Camila Ferreira Bueno
    Graduanda de Fisioterapia da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente
  • Ana Lúcia de Jesus Almeida
    Docente do Departamento de Fisioterapia da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente

Downloads

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Análise da aquisição do sentar, engatinhar e andar em um grupo de crianças pré-termo. (2002). Fisioterapia E Pesquisa, 9(2), 57-62. https://doi.org/10.1590/fpusp.v9i2.79653