As percepções dos profissionais sobre a abordagem do Protocolo MOVE(r)

Autores

  • Carolina Trombeta Reis UNICAMP
  • Maria Inês Rubo de Souza Nobre UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-2950/41221022014

Resumo

Classicamente, no Brasil, crianças com disfunções neurológicas severas vêm se submetendo a métodos de intervenção focados na melhora do desenvolvimento global em ambientes clínicos controlados. Questiona-se, entretanto, se o tratamento clínico de maneira isolada traz ganhos significativos às habilidades da criança em seus diversos ambientes (casa, escola e comunidade). O Programa Mobility Opportunities Via Education (MOVE(r)) é uma abordagem de avaliação e tratamento funcional para crianças com disfunções severas. O objetivo deste estudo foi compreender a percepção dos professores e monitores referente à utilização da abordagem do MOVE(r) em uma escola de educação especial na cidade de Paulínia (SP). Esta pesquisa é resultado de um estudo de caso qualitativo realizado por meio de entrevistas semiestruturadas e análise categorial dos dados. Com a aplicação do MOVE(r) na escola, os profissionais começaram a ter uma visão mais humanitária ao lidar com os pacientes. Enfatizou-se a importância da promoção do aprendizado motor em ambientes naturais, maior motivação nas crianças e melhora do desenvolvimento motor destas. O MOVE(r) mostrou-se eficaz na percepção dos profissionais, favorecendo maior motivação das crianças e uma abordagem mais humanitária com crianças portadoras de disfunções motoras.

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Publicado

2014-04-01

Edição

Seção

Pesquisas Originais

Como Citar

As percepções dos profissionais sobre a abordagem do Protocolo MOVE(r) . (2014). Fisioterapia E Pesquisa, 21(2), 133-138. https://doi.org/10.1590/1809-2950/41221022014