Estilo de vida de escolares com e sem transtorno do desenvolvimento da coordenação

Autores

  • Andressa Ribeiro Contreira Universidade Estadual de Maringá
  • Renata Capistrano UDESC
  • Annelise do Vale Pereira de Oliveira UDESC
  • Thais Silva Beltrame UDESC

DOI:

https://doi.org/10.590/1809-2950/48921032014

Resumo

Objetivou-se caracterizar o estilo de vida de escolares de 11 a 13 anos com e sem transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC). Participaram 108 escolares de uma escola pública de Florianópolis (SC). Para a avaliação motora, utilizou-se a Movement Assessment for Children 2 e o estilo de vida foi avaliado pelo Inventário de Estilo de Vida na Infância e Adolescência (EVIA). Os testes estatísticos utilizados foram o do χ2 e o exato de Fisher, com nível de significância de p<0,05. Foram verificados hábitos semelhantes na maioria das atividades dentro e fora de casa, e associação estatisticamente significativa entre provável TDC e a atividade jogar videogame. Para a participação sociocultural e esportiva, os hábitos mostraram-se similares, observando-se uma menor participação dos pais das crianças e adolescentes com TDC nessas atividades.

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Publicado

2014-09-01

Edição

Seção

Pesquisas Originais

Como Citar

Estilo de vida de escolares com e sem transtorno do desenvolvimento da coordenação . (2014). Fisioterapia E Pesquisa, 21(3), 223-228. https://doi.org/10.590/1809-2950/48921032014