Organização e avaliação de um software para ensino de ausculta respiratória

Autores

  • Fátima A. Caromano Universidade de São Paulo / Faculdade de Medicina
  • Adelson Corigliano
  • Maria Sílvia Pardo

DOI:

https://doi.org/10.1590/fpusp.v9i1.78248

Palavras-chave:

auscultação, ensino por computador, estudos de avaliação, fisioterapia/educação, multimídia, software.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi elaborar um software multimídia para o desenvolvimento de um programa de ensino de ausculta pulmonar e avaliar o aprendizado do conteúdo após a utilização desta forma de ensino. Método: O software foi organizado em três etapas seqüenciais
diferentes: revisão anátomo-funcional do sistema respiratório, fundamentos fisiológicos e técnica de ausculta respiratória. Na terceira etapa foram incluídas simulações de casos clínicos. Para obtenção do objetivo terminal estabeleceramse 33 passos a serem executados pelos
alunos, equivalentes aos objetivos intermediários de ensino. Participaram da avaliação sobre a eficácia do programa de ensino, utilizando o software desenvolvido para este estudo, dez alunos do Curso de Fisioterapia. Avaliou-se o grau de satisfação com o programa, tempo gasto com o estudo e desempenho técnico em situações clínicas reais de ausculta respiratória. Resultados: Os dez alunos realizaram a ausculta completa em situação de avaliação clínica. De um total de 50 auscultas realizadas pelos dez alunos, encontrou-se que 40 alunos apresentaram informações e conclusões corretas e 10 deles apresentaram informações incompletas, e destas, em apenas um caso verificou-se informação incorreta. Quanto à satisfação dos alunos com relação ao ensino de ausculta respiratória, avaliada através de questionário, encontrou-se que os alunos deram uma nota média de 9,2 (numa escala de 0 - 10), considerando-o satisfatório. Os alunos referiram como pontos positivos do software a facilidade em ter todas as informações da aula à disposição, além de textos para consulta em caso de dúvida; a audição de um som associado a uma imagem, facilitando a aprendizagem e concluíram que este tipo de estudo é muito mais agradável do que a leitura de textos, fora a possibilidade de autocorreção. Conclusão: O aprendizado apresentado pelos alunos que se
submeteram à forma de ensino proposta foi plenamente satisfatório, visto que, é a partir deste aprendizado que os alunos iniciam um treinamento clínico intensivo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fátima A. Caromano, Universidade de São Paulo / Faculdade de Medicina
    Professora Doutora do Curso de Fisioterapia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, USP.
  • Adelson Corigliano
    Fisioterapeuta, ex-aluno da Universidade de São Paulo.
  • Maria Sílvia Pardo
    Fisioterapeuta.

Downloads

Publicado

2002-06-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Organização e avaliação de um software para ensino de ausculta respiratória. (2002). Fisioterapia E Pesquisa, 9(1), 1-8. https://doi.org/10.1590/fpusp.v9i1.78248