A Rosa de Hiroshima na voz e no corpo de Ney Matogrosso
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2594-9632.geoliterart.2020.157134Palavras-chave:
Ney Matogrosso, Performance, Rosa de HiroshimaResumo
O presente trabalho analisa duas realizações de montagens performáticas de Ney Matogrosso distintas entre si da mesma canção, A Rosa de Hiroshima, composta a partir do poema de Vinícius de Moraes. Aborda-se a trajetória artística de Ney Matogrosso a partir da construção de sua autonomia enquanto artista em dois momentos: no grupo Secos e Molhados e após, em sua carreira solo, no show Olhos de Farol, no período de 1973 e 1999, momentos em que realiza sua composição em performance do poema A Rosa de Hiroshima. Observam-se traços peculiares de sua identidade artística em um diálogo entre alguns prismas teóricos sobre a performance e o contexto das suas duas composições, buscando analisar as nuances do movimento do corpo, e sua influência na ressignificação do poema, em cada uma das versões compostas pelo artista.
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