A Cartilha Deserto Verde no Rio de Janeiro como recurso didático no ensino de Geografia e Literatura

Autores

  • Débora Ventura Klayn Nascimento Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Thiago Lucas Alves da Silva Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2594-9632.geoliterart.2020.167454

Palavras-chave:

interdisciplinaridade, Deserto Verde, Narrativa

Resumo

Este trabalho é um esforço interdisciplinar de desenvolver, a partir da ligação entre Geografia e Literatura, uma cartilha baseada em uma narrativa com a temática da monocultura do eucalipto, denominada politicamente pelos movimentos sociais como Deserto Verde. A criação e o uso de uma cartilha como recurso pedagógico na educação básica têm como intuito valorizar o tema da monocultura do eucalipto, que tem sido palco de disputas e debates, além de facilitar o aprendizado de conceitos e conteúdos associados à Geografia e à Literatura. Essa opção metodológica busca possibilitar a abordagem do tema, por meio de uma linguagem mais próxima à realidade dos alunos, contribuindo para a apropriação e ressignificação da temática, por meio da linguagem literária.

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Biografia do Autor

  • Débora Ventura Klayn Nascimento, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Membro do Grupo de Pesquisa PLELL - Práticas de Letramentos na Ensinagem de Línguas e Literaturas. Finalizando Doutorado pelo Programa Interdisciplinar de Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Pesquisa sobre Leitura literária no livro didático). Mestre em Letras pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras PROFLETRAS - UFRJ (2016). Possui Especialização em Ensino de Leitura e Produção Textual pela Universidade Federal Fluminense (2013) e em Educação Especial com Ênfase em Surdez pela Fundação Educacional Duque de Caxias (2005). Graduada em Letras - Português/Inglês pela Fundação Educacional Duque de Caxias (2004). Foi professora na Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC), no período de 2005 a 2019. É professora da Secretaria Municipal de Educação de Mesquita - RJ (desde 2006) e professora substituta de Didática Especial e Prática de Ensino de Português/Literaturas, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

  • Thiago Lucas Alves da Silva, Universidade Federal Fluminense

    Possui Licenciatura plena em Geografia pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ\FFP, possui especialização em Políticas Territoriais no Estado do Rio de Janeiro, Mestrado em Ciências Sociais - Desenvolvimento, Sociedade e Agricultura - pelo CPDA/UFRRJ e Doutorado em Geografia pela UFF. É professor - colaborador no Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Geografia Agrária da FFP (coord. Prof. Dr. Paulo Alentejano) e membro do Grupo de Estudos, Produção, Extensão e Formação de Professores de Mesquita-RJ (GEPEF) e do Grupo de Trabalho em Assuntos Agrários da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), Seção Local Rio-Niterói. Participou do Núcleo de Estudos sobre Territorialidade, Ações Coletivas e Justiça (NETAJ\UFF - coord. Prof. Dr. Valter do Carmo Cruz) e do Laboratório de Estudos de Movimentos Sociais e Territorialidades (LEMTO\UFF - Coord. Prof. Dr. Carlos Walter Porto-Gonçalves). Possui experiências nas áreas de Geografia, Geografia Agrária, Ensino de Geografia, Educação do Campo, Educação Ambiental, Questão Agrária, Movimentos Sociais e Cartografia Social.

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Publicado

2020-10-15 — Atualizado em 2020-10-15

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A Cartilha Deserto Verde no Rio de Janeiro como recurso didático no ensino de Geografia e Literatura. (2020). Revista Geografia Literatura E Arte, 2(1), 22-35. https://doi.org/10.11606/issn.2594-9632.geoliterart.2020.167454