O professor de geografia do ensino superior e a docência: um campo de múltiplos saberes e racionalidades

Autores

  • Francisco Kennedy Silva dos Santos Universidade Federal de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Geografia. Grupo de Pesquisa Educação Geográfica, Cultura Escolar e Inovação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2016.100714

Palavras-chave:

Educação Superior, Trabalho docente, Racionalidade pedagógica, Formação docente, Mediação pedagógica.

Resumo

Este artigo é resultado de uma investigação que tem por objeto o trabalho e a docência no ensino superior, no papel do professor universitário, tendo como foco central os limites e as possibilidades da racionalidade pedagógica no ensino superior. A fundamentação teórica ancora-se em diversos estudos que procuram mapear as racionalidades que movem esses profissionais em situação de trabalho, tendo como referencial a epistemologia da prática e a pedagogia universitária. Diante da complexidade do objeto, utilizou-se da pesquisa qualitativa, uma vez que esta privilegia os significados dos sujeitos da pesquisa. Os resultados da pesquisa evidenciam que os docentes investigados, movidos por uma racionalidade técnica, possuem uma pedagogia própria pautada na transmissão do conteúdo.

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Biografia do Autor

  • Francisco Kennedy Silva dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Geografia. Grupo de Pesquisa Educação Geográfica, Cultura Escolar e Inovação

    Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Mestre e Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Grupo de Pesquisa Educação Geográfica, Cultura Escolar e Inovação (GPECI).

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Publicado

2016-05-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SANTOS, Francisco Kennedy Silva dos. O professor de geografia do ensino superior e a docência: um campo de múltiplos saberes e racionalidades. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), São Paulo, Brasil, v. 20, n. 1, p. 142–159, 2016. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2016.100714. Disponível em: https://revistas.usp.br/geousp/article/view/100714.. Acesso em: 19 abr. 2024.