Translocalidades menonitas na América Latina e Caribe

  • Cicilian Luiza Löwen Sahr UEPG/UFPR
  • Álvaro Luiz Heidrich UFRGS
Palavras-chave: Menonitas, globalização, migração, translocalidade, religião

Resumo

Desde o início da globalização na modernidade, na virada entre o século XV e XVI, os menonitas participam na produção de espaços translocais e globais. Surgidos nas controvérsias teológicas da Grande Reforma religiosa, eles defendiam o batizado adulto e um pacifismo extremo, que os submetiam a fortes rejeições e perseguições. Consequentemente, sua formação social tem por base uma intensa coerência interna que os leva, muitas vezes, a constituição de comunidades conservadoras. Assim, os menonitas desenvolveram ao longo de sua história uma dispersão mundial que se estende até hoje, funcionando através de um sistema de “translocalidade”. A análise dessas redes complexas de translocalidade se estabelece a partir da observação dos fluxos migratório, sobretudo aqueles que convergem para a América Latina e Caribe. Um foco específico é dado à organização interna dessa pluralidade a partir de exemplos do Paraguai.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cicilian Luiza Löwen Sahr, UEPG/UFPR
Professora dos Programas de Pós-Graduação em Geografia da UEPG e UFPR
Álvaro Luiz Heidrich, UFRGS
Professor do Progama de Pós-Graduação em Geografia da UFRGS

Referências

BRICKELL, K.; DATTA, A. Translocal geographies: spaces, places, connections. Farnham: Ashgate, 2011.

FREITAG, U., von e OPPEN, A. (org.). Tranlocality. The Study of Globalising Processes from a Southern perspective. Leiden: Brill, 2010.

HAESBAERT, R. Regional-Global: Dilemas da Região e da Regionalização na Geografia Contemporânea. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.

HÜHN, M.; LERP, D.; PETZOLD, K.; STOCK, M. (Org.): Transkulturalität, Transnationalität, Transstaatlichkeit, Translokalität. Theoretische und empirische Begriffsbestimmungen. Münster u. a.: LIT-Verlag, 2010.

KLASSEN, P. P. Die Mennoniten in Paraguay: Reich Gottes und Reich dieser Welt. Bolanden/Weiherhof: Mennonitischer Geschichtsverein, 1998.

Publicado
2016-12-07
Como Citar
Löwen Sahr, C., & Heidrich, Álvaro. (2016). Translocalidades menonitas na América Latina e Caribe. GEOUSP Espaço E Tempo (Online), 20(3), 536-550. https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2016.103881