Desindustrializaçáo na metrópole paulistana - o caso da Água Branca

Autores

  • Aluísio Wellichan Ramos Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de Geografia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2001.123608

Palavras-chave:

Urbanização, industrialização, desindustrialização, bairro, metrópole

Resumo

Este artigo procura discutir algumas questões sobre o tema da desindustrialização na metrópole paulistana. A desindustrialização é um processo recente e sua compreensão está vinculada a um conjunto integrado de elementos ligados tanto às mudanças no processo de industrialização do Brasil quanto às mudanças no processo de urbanização da metrópole. Portanto, em última instância, é nas relações entre os processos de industrialização e urbanização que vislumbramos o entendimento, ainda que parcial, do recente processo de desindustrialização verificado. Mo entanto, a desindustrialização não é um processo que atinge a totalidade da metrópole paulistana. Este processo é verificado em alguns bairros, sobretudo, da cidade de São Paulo. Trata-se dos primeiros bairros industriais da cidade, cuja gênese situa-se nas duas últimas décadas do século XIX. A industrialização destes bairros está vinculada a uma série de elementos, dos quais se destaca, sem dúvida, a presença das ferrovias. A cidade de Sáo Paulo foi cortada pelas ferrovias do café, que levavam a produção cafeeira do interior ao porto de Santos. E foram, os bairros paulistanos cortados pelas ferrovias, que se industrializaram a partir do final do século passado. Desses bairros, este artigo trata de um, a Água Branca. Nesse sentido, a análise de suas singularidades é necessária se se quer uma compreensão da desindustrialização que aí vem ocorrendo. Mas as singularidades não são suficientes. É necessário correlacioná-las ao processo de urbanização da metrópole como um todo e ao processo de industrialização brasileiro

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Aluísio Wellichan Ramos, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de Geografia

    Mestrando em Geografia Humana - DG - FFLCH - USP

Referências

ANDRADE, Margarida Maria de. Bairros AlémTamanduateí: o imigrante e a fábrica no Brás, Moóca e Belenzinho. Tese de Doutoramento, FFLCH - USP - Departamento de Geografia, São Paulo, 1991.

CAHO, Wilson. Raízes da Concentração Industrial em São Paulo. Rio de Janeiro-São Paulo, DIFEL, 1977.

DEAH, Warren. A Industrialização de São Paulo (1880-1945). Tradução de Otávio Mendes Cajado, 4 .ed. São Paulo, Bertrand Brasil, 1991.

EVAHS, Peter; QUEIROZ, Maurício Vinhas de, Um Delicado Equilíbrio: o capital internacional e o local na industrialização brasileira. In: Multinacionais: Internacionalização e Crise, Caderno Cebrap 28, São Paulo, Brasiliense/Cebrap, 1977.

GUGLIELMO, Raymond. Desindustrialisation et Evolución de Lemploi à Saint-Denis. Paris, s/d, (mimeo).

HERRMAHH, Lucila. Estudo do desenvolvimento de São Paulo através da análise de urna radiai: a estrada do café (1935). In: Revista do Arquivo Municipal. Ano X, volume XCIX, São Paulo, Departamento Municipal de Cultura, 1944.

LAHGEHBUCH, Juergen Richard. A Estruturação da Grande São Paulo - Estudo de Geografia Urbana. Rio de Janeiro, Fundação IBGE, 1971.

LEFÈBVRE, Menri. Industrialização e Urbanização. In: O Direito à Cidade. Tradução de Rubens Eduardo Frias, São Paulo, Moraes, 1991.

LÊNCIONI, Sandra. Reestruturação urbano-industrial no estado de São Paulo: a região da metrópole desconcentrada. In: SOUZA,Maria Adélia A. de et al; (orgs.). Território - Globalização e Fragm entação, 3.ed., São Paulo, Hucitec/Anpur, 1996.

LESSA, Carlos. 15 anos de Política Econômica. São Paulo, Editora da UNICAMP/Brasiliense, 1975.

MARTINS, José de Souza. O Cativeiro da Terra. 6.ed., São Paulo, Hucitec, 1996.

NEGRI, Barjas. Concentração e Desconcentração Industrial em São Paulo (1880-1990). Campinas, Editora da UNICAMP, 1996.

OLIVEIRA, Francisco de. A Economia Brasileira: Crítica à Razão Dualista. In: Estudos Cebrap 2. São Paulo, Editora Brasileira de Ciências/Cebrap, 1972.

PETRONE, Pasquale. São Paulo no século XX. In: AZEVEDO, Aroldo de (direção). A Cidade de São Paulo - Estudos de Geografia Urbana - A Evolução Urbana. Vol. II, São Paulo, Companhia Editora Nacional, 1958.

PINTAUDI, Silvana Maria. O Shopping Center no Brasil - condições de surgim ento e estratégias de localização. In: PINTAUDI e FRUGOLI Jr. (orgs.). Shopping Center: Espaço, Cultura e M odernidade nas Cidades Brasileiras. São Paulo, Editora da UNESP, 1992.

RAMOS, Aluísio Wellichan. Industrialização e Desindustrialização na Metrópole Paulistana: o caso da Água Branca. Trabalho de Graduação Individual, FFLCH - USP - Departamento de Geografia, São Paulo, 1998.

REICHSTUL, Henri-Philippe e GO LD EN STEIN, Lídia. Do Complexo Cafeeiro à Industrialização - Sessenta anos de economia. São Paulo, 1980.

REIS FILHO, Nestor Goulart. São Paulo e Outras Cidades: produção social e degradação dos espaços urbanos. São Paulo, Hucitec, 1994.

Downloads

Publicado

2001-06-06

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

RAMOS, Aluísio Wellichan. Desindustrializaçáo na metrópole paulistana - o caso da Água Branca. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), São Paulo, Brasil, v. 5, n. 2, p. 91–111, 2001. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2001.123608. Disponível em: https://revistas.usp.br/geousp/article/view/123608.. Acesso em: 26 abr. 2024.