Diálogo entre pesquisadores para analisar a Amazônia

Autores

  • Rita de Cássia Cruz Universidade de São Paulo
  • Maria Goretti Tavares Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2016.123699

Palavras-chave:

Geografia, Geografia Regional, Amazônia

Resumo

O projeto de cooperação entre o Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal do Pará, PPGEO-UFPA e o Programa de Pós Graduação em Geografia Humana da Universidade de São Paulo, durante o período de 2012 a 2015 teve por objetivo geral fortalecer e consolidar o PPGEO-UFPA por meio da cooperação entre os grupos de pesquisa do referido programa e do PPGH-USP. Alem disso, objetivou, no plano institucional, promover da interação científico-acadêmica entre instituições da região Amazônica e do Sudeste do país, constituindo uma rede de cooperação e promovendo a mobilização de docentes - orientadores e de estudantes de pós-graduação e iniciação científica entre os grupos de pesquisa envolvidos; estimular a produção técnico-científica conjunta dos grupos de pesquisa, através da publicação de artigos técnico-científicos em revistas nacionais reconhecidas e internacionais indexadas, como resultado do trabalho dos grupos de pesquisas envolvidos; e promover a integração entre os Programas de pós-graduação e os temas de pesquisas, numa interação contínua de formação de pessoal e de produção científica. Este número especial reúne parte dos resultados das pesquisas realizadas pelos professores e alunos diretamente envolvidos com o este Procad-Casadinho e está organizado em três blocos de textos, a saber: Do ambiente e da sociedade; Das questões agrícolas e agrárias; Da cidade e do urbano - dispostos nesta ordem e reunidos em função de afinidades temáticas entre eles.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rita de Cássia Cruz, Universidade de São Paulo

    Geógrafa, com mestrado e doutorado em Geografia, área de Geografia Humana. Docente do Departamento de Geografia da FFLCH/USP.

  • Maria Goretti Tavares, Universidade Federal do Pará
    Geógrafa, mestre e Douotra em Geografia. Docente da Universidade Federal do Pará, atua no campo da Geografia Regional, especialmente da Amazônia, com ênfase na relação entre turismo e patrimônio.

Downloads

Publicado

2016-08-21

Como Citar

CRUZ, Rita de Cássia; TAVARES, Maria Goretti. Diálogo entre pesquisadores para analisar a Amazônia. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), São Paulo, Brasil, v. 20, n. 2, p. 219–221, 2016. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2016.123699. Disponível em: https://revistas.usp.br/geousp/article/view/123699.. Acesso em: 25 abr. 2024.