Urbanização, Cidade e meio ambiente

Autores

  • Nelba Azevedo Penna Universidade de Brasília. Departamento de Geografia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2002.123776

Palavras-chave:

Urbanização, Cidades, Meio Ambiente Urbano, Produção do Espaço, Periferia

Resumo

Este texto tem o objetivo de abordar o meio ambiente urbano a partir de uma ótica que não se restringe à preservação/proteção da "natureza" e dos recursos ambientais, mas, considera o ambiente construído pela apropriação e produção do urbano e do ambiente. A preocupação aqui apresentada, é vincular a problemática ambiental e urbana por intermédio das questões habitacionais, do crescimento urbano através da expansão das periferias. A abordagem urbano ambiental, dentro de uma perspectiva integrada da complexidade social e espacial, permite ultrapassar uma análise simplesmente política do papel do Estado na reprodução e crise da cidade, para compreender a produção de relações sociais nos termos da urbanização presente e introduz a produção da degradação do meio ambiente no seio da discussão do espaço geográfico apreendido na apropriação vivida da experiência cotidiana.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Nelba Azevedo Penna, Universidade de Brasília. Departamento de Geografia

    Professora Doutora do Departamento de Geografia da Universidade de Brasília

Referências

CARLOS, A. F. A Natureza do Espaço Fragmentado. In: CARLOS, A. O Lugar no/do Mundo. São Paulo :Hucitec. 1996.

CARLOS, A. Espaço-Tempo na Metrópole. São Paulo: Ed. Contexto 2001.

DAMIANI, A. L. As Contradições do Espaço: da lógica (formal) à (lógica) dialética, a propósito do espaço. In: CARLOS, A., DAMIANI, A. & SEABRA, O. (Orgs.) O Espaço no Fim de Século. A nova raridade. São Paulo: Ed. Contexto,1999.

DIEGUES, Antônio C. O Mito Moderno da Natureza Intocada. São Paulo: Hucitec, 2001.

FERREIRA, Ignêz B. E PENNA, Nelba A. Por uma Brasília Sustentável. Câmara Legislativa do Distrito Federal. Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente. Ciclo de Debates sobre a Agenda 21 e sua Aplicação no DF: Cidades Sustentáveis. Brasília. Maio. 2002.

LEFEBVRE, H. O Direito â Cidade. São Paulo: Ed. Documentos. 1969.

PAVIANI, A. Gestão do Território com Exclusão Socioespacial. In: Paviani (Org.) Brasília - Gestão Urbana: conflitos e cidadania. Brasília: Editora da UnB. 1998.

PENNA, N. Brasília: Do Espaço Concebido ao Espaço Produzido. A dinâmica de uma metrópole planejada. Tese de Doutorado. São Paulo: FFLCH. USP 2000.

RODRIGUES, A. Moysés. Produção Do Espaço E Ambiente Urbano. In: Spósito M. (Org.) Urbanização e Cidades. Perspectivas Geográficas. Presidente Prudente: Unesp/Gasperr 2001.

SANTANA, P- V. A Mercadoria Verde: a natureza. In: CARLOS, A., DAMIANI, A. & SEABRA, O. (Orgs.) O Espaço no Fim de Século. A nova raridade. São Paulo: Ed. Contexto. 1999.

SANTOS, M. O Território e o Saber Local: algumas categorias de análise. In: cadernos do IPPUR, Rio de Janeiro, Ano XIII, No 2, 1999, p. 15-26.

SCHMIDT, B. Brasília como Centro Político. In: Paviani (Org.) Brasília Ideologia e Realidade. O espaço urbano em questão. Brasília: Projeto/CNPq. 1985.

SPOSITO, M. E. A Urbanização da Sociedade: reflexões para um debate sobre as novas formas espaciais. In: CARLOS, A., DAMIANI, A. & SEABRA, O. (Orgs.) O Espaço no Fim de Século. A nova raridade. São Paulo: Ed. Contexto.1999.

Downloads

Publicado

2002-12-06

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PENNA, Nelba Azevedo. Urbanização, Cidade e meio ambiente. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), São Paulo, Brasil, v. 6, n. 2, p. 125–140, 2002. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2002.123776. Disponível em: https://revistas.usp.br/geousp/article/view/123776.. Acesso em: 26 abr. 2024.