O momento e o movimento das palavras em Sandra Lencioni

  • Olga Firkowski Departamento de Geografia - UFPR
Palavras-chave: Lencioni, Geografia, Produção acadêmica, Conceitos, Influência

Resumo

No texto, faz-se uma breve reflexão acerca da produção acadêmica de Sandra Lencioni, ressaltando aspectos particulares da estrutura de seus textos, caracterizados pela busca do esclarecimento do sentido das palavras, ora para afirmar sua condição de noção, ora para indicar seu tratamento como conceito, ora ainda para mostrar as variações ocorridas ao longo do tempo. Busca-se, ainda, identificar sua influência no âmbito da formação de recursos humanos qualificados e na divulgação de suas ideias, por meio da identificação das palavras-chave de sua produção bibliográfica e das dissertações e teses defendidas por seus orientandos, bem como dos locais onde seus textos foram publicados e onde seus orientandos atuam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Olga Firkowski, Departamento de Geografia - UFPR
Professora do Departamento de Geografia - Universidade Federal do Paraná

Referências

AL’HANATI, Yuri. O segredo das orelhas de livros. Gazeta do Povo, Curitiba. Texto publicado na edição impressa de 20 de agosto de 2009.

Dicionário de Nomes Próprios disponível em http://www.dicionariodenomesproprios.com.br/sandra/Significado do Nome Sandra, acesso em 1 de março de 2016.

FOUREZ, Gérard. Reflexões epistemológicas. O método cientifico: a observação. A construção das ciências. São Paulo: Editora da Unesp, 1995, p.37-61

GOTTDIENER, Mark. A produção social do espaço urbano. São Paulo: EDUSP, 1993.

LENCIONI, Sandra. Região e Geografia. A noção de região no pensamento geográfico. In: CARLOS, Ana F. A. (Org.) Novos Caminhos da Geografia, São Paulo: Contexto, 1999.

LENCIONI, Sandra. Condições gerais de produção: um conceito a ser recuperado para a compreensão das desigualdades de desenvolvimento regional. Scripta Nova, Barcelona, vol. XI, n. 245 (07), 2007.

LENCIONI, Sandra. Observações sobre o conceito de cidade e urbano. GEOUSP, 2008, n. 24, p. 109-123.

LENCIONI, Sandra. Referências analíticas para a discussão da metamorfose metropolitana. In: LENCIONI, S. VIDAL-KOPPMANN S.; HIDALGO, R.; PEREIRA, P. S. (Org.). Transformações sócio-territoriais nas metrópoles de Buenos Aires, São Paulo e Santiago. São Paulo: FAUUSP, 2011.

LENCIONI, Sandra. Acumulação primitiva: um processo atuante na sociedade contemporânea. Revista Confins, n. 14, 2012.

LENCIONI, Sandra. Helicópteros em São Paulo. O controle do espaço aéreo e a insubordinação dos helipontos. Scripta Nova, vol. XVIII, n. 493 (56), 2014.

QUINTANA, M. Poesia Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2005.

Publicado
2016-12-07
Como Citar
Firkowski, O. (2016). O momento e o movimento das palavras em Sandra Lencioni. GEOUSP Espaço E Tempo (Online), 20(3), 451-461. https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2016.123826
Seção
Dossiê Sandra Lencioni