Uso dos modelos CAL3QHC e I-Tree Canopy na avaliação da qualidade do ar em Aracaju: estimativas das concentrações de PM10 nas vias de tráfego intenso de automóveis

Palavras-chave: Poluição do ar, Qualidade do ar, CAL3QHC, I-Tree Canopy, Aracaju.

Resumo

As emissões de poluentes nas vias com alta densidade de tráfego notabilizaram-se como uma das potenciais fontes de poluição do ar nas cidades. Baseado em simulações com o modelo de dispersão atmosférica (CAL3QHC) foram encontradas na área central de Aracaju concentrações de MP10 máxima até 120 µg m-3, que violam as normas nacionais e, portanto, com possíveis efeitos prejudiciais na saúde humana. Além disso, demostrou que a redução de 60% do fluxo de tráfego de automóveis nas vias de circulação mais congestionadas pode reduzir em até 70 µg m-3 as concentrações de MP10 e o aumento de 9% de árvores pode remover 16.8 kg anual de MP10 com o benefício econômico de R$ 390 reais, usando a ferramenta I-Tree Canopy. Os resultados simulados podem ser um complemento importante para a implementação de ações de controle à poluição do ar, como por exemplo, a instalação de uma rede mais densa de monitoramento da qualidade do ar na cidade.

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Biografia do Autor

Max Anjos, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território

(Investigador associado) IGOT - Instituto de Geografia e Ordenamento do Território/Centro de Estudos Geográficos

António Lopes, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território

(Assistant Professor/Prof. Auxiliar) IGOT - Instituto de Geografia e Ordenamento do Território/Centro de Estudos Geográficos

Elis Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

(Professor) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

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Publicado
2018-12-12
Como Citar
Anjos, M., Lopes, A., & Alves, E. (2018). Uso dos modelos CAL3QHC e I-Tree Canopy na avaliação da qualidade do ar em Aracaju: estimativas das concentrações de PM10 nas vias de tráfego intenso de automóveis. GEOUSP Espaço E Tempo (Online), 22(3), 707-728. https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2018.139515
Seção
Artigos