Encontros e diferenças: gêneros, sexualidades e racialidades no fazer científico da geografia. Resenha de SILVA, J. M.; ORNAT, M. J.; CHIMIN JR., A. B. Geografias feministas e das sexualidades: encontros e diferenças

  • Elisabete de Fátima Farias Silva Universidade Estadual de Campinas - Unicamp
Palavras-chave: críticas feministas, corpos, gêneros, sexualidades.

Resumo

Geografias Feministas e das Sexualidades: encontros e diferenças”, organizado pelos geógrafos Joseli Maria Silva (UEPG), Marcio Jose Ornat (UEPG) e Alides Baptista Chimin Junior (Unicentro), é uma obra preciosa à geografia brasileira. Composta por dez artigos, sendo nove traduções anglófonas, a coletânea é fruto de uma decisão de pronunciamento sobre escolhas e escalas espaciais, com o objetivo de produzir uma geografia capaz de trazer sujeitos generificados, sexualizados e racializados para o centro do debate científico.O subtítulo encontros e diferenças está presente tanto no conjunto da obra, quanto nas bases teóricas bem articuladas nos artigos. Publicado em 2016, este livro é parte da produção científica do Grupo de Estudos Territoriais (GETE), formado em 2003, na Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná.  O GETE trouxe novas questões para a análise espacial, pautadas no gênero e nas sexualidades, em contraponto às abordagens heteronormativas, confirma Miguel Angelo Ribeiro no prefácio. Além da organização dos artigos proporcionar uma vasta e, sobretudo, consistente aproximação com a diversidade de pesquisas já realizadas no campo das geografias feministas e sexualidades, o primeiro artigo de autoria dos brasileiros organizadores da obra traz à luz discussões muito pertinentes e atuais em “Sobre as desobediências epistemológicas e o testamento intelectual de Milton Santos”. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisabete de Fátima Farias Silva, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

Doutoranda pelo Instituto de Geociências, Departamento de Geografia, Unicamp. Mestre em Geografia pelo Instituto de Geociências e Ciências Exatas da UNESP, Campus de Rio Claro. Graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Geografia pela UNESP, Campus de Ourinhos. 

Referências

SILVA, Joseli Maria; ORNAT, Marcio Jose; CHIMINI JR., Alides Baptista. (Orgs) Geografias feministas e das sexualidades: encontros e diferenças. Ponta Grossa/PR: Todapalavra, 2016. 272 p.

Publicado
2019-03-15
Como Citar
Silva, E. (2019). Encontros e diferenças: gêneros, sexualidades e racialidades no fazer científico da geografia. Resenha de SILVA, J. M.; ORNAT, M. J.; CHIMIN JR., A. B. Geografias feministas e das sexualidades: encontros e diferenças. GEOUSP Espaço E Tempo (Online), 23(1), 215-217. https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2019.148453
Seção
Resenha