Da construção socioespacial dos mercados aos avanços da financeirização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2020.165995

Palavras-chave:

nova geografia dos mercados, construção social dos mercados, financeirização, processos socioespaciais contemporâneos

Resumo

O artigo propõe contribuições a dois debates atuais no âmbito da geografia econômica: a nova geografia dos mercados, vertente que teoriza a centralidade do agenciamento proativo de novos mercados para a dinâmica de expansão capitalista em perspectiva socioespacial, e busca reposicionar a categoria mercado na teoria crítica (para além da oposição entre simples apologia e a simples condenação), e a teorização em torno do processo de financeirização do espaço, processo fundamental tanto nas relações contemporâneas entre espaço e economia quanto na reprodução ampliada do sistema econômico vigente de modo mais geral. Analisa-se também o aprofundamento da financeirização do espaço em suas rodadas atuais, relacionadas ao extrativismo rentista estendido na direção das economias populares e ao chamado capitalismo de plataformas nas metrópoles. 

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Biografia do Autor

  • Felipe Nunes Coelho Magalhães, Universidade Federal de Minas Gerais

    Professor adjunto do departamento de Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais. Bacharel em Ciências Econômicas (2004), com mestrado (2008) e doutorado (2015) em Geografia na UFMG. 

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Publicado

2020-07-16

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Da construção socioespacial dos mercados aos avanços da financeirização. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), [S. l.], v. 24, n. 2, p. 279–296, 2020. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2020.165995. Disponível em: https://revistas.usp.br/geousp/article/view/165995.. Acesso em: 29 mar. 2024.