AS UNIDADES ECODINÂMICAS NA ANÁLISE DA FRAGILIDADE AMBIENTAL DO PARQUE ESTADUAL DO MORRO DO DIABO E ENTORNO, TEODORO SAMPAIO/SP

Autores

  • Rosangela do Amaral Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Jurandyr Luciano Sanches Ross Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2009.74128

Palavras-chave:

Fragilidade, Unidades Ecodinâmicas, Análise integrada, Planejamento ambiental, Parque Estadual do Morro do Diabo

Resumo

O presente artigo apresenta um estudo de caso desenvolvido em Teodoro Sampaio/SP, no Pontal do Paranapanema, para determinar a fragilidade ambiental a partir da proposta metodológica de ROSS (1994) em “Análise Empírica da Fragilidade dos Ambientes Naturais e Antropizados”, utilizando o conceito de Unidades Ecodinâmicas. O objetivo do estudo da fragilidade ambiental foi avaliar as áreas suscetíveis à degradação para subsidiar ações de planejamento que restrinjam e direcionem o uso e ocupação da terra, de forma a prevenir e minimizar o surgimento de problemas relacionados à qualidade ambiental. A área de estudo foi selecionada por conter diferentes tipos de uso da terra, com características naturais e antrópicas. Foram levantados dados secundários e desenvolvidos ensaios de campo para a caracterização de quatro fatores primordiais para a análise: uso da terra/cobertura vegetal, relevo, solos e clima.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rosangela do Amaral, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Pesquisadora Científica, Chefe da Seção de Geografia Aplicada do Instituto Geológico – Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e Mestre em Geografia Física pelo Departamento de Geografia, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo.

  • Jurandyr Luciano Sanches Ross, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
    Professor Titular do Departamento de Geografia, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo

Referências

AMARAL, R. – Unidades Ecodinâmicas: Análise da fragilidade ambiental do Parque Estadual do Morro do Diabo e entorno, Teodoro Sampaio/SP. 2005. 170f. (Dissertação de Mestrado em Geografia Física) – Departamento de Geografia / FFLCH -Universidade de São Paulo. São Paulo.

BERTRAND, G. – Paisagem e Geografia Física Global – Esboço Metodológico. In: Caderno de Ciências da Terra, 13. São Paulo: Instituto de Geografia – Universidade de São Paulo, 1971.

DAEE-SÃO PAULO (ESTADO). Secretaria de Saneamento e Energia - Depar tamento de águas e Energia Elétrica – disponível em http://www.sigrh.sp.gov.br/cgi-bin/bdhm.exe/plu, acesso em 21/03/2003.

IPT-INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLÓGICAS Orientações para o combate à erosão no Estado de São Paulo (Bacia do Peixe Paranapanema), Relatório n.º 24.739, São Paulo: DAEE, 1987.

MONTEIRO, C. A. F. – Geos sistemas – a história de uma procura. São Paulo: Contexto, 2000.127 p.

OLIVEIRA, J. B., et. al. Mapa Pedológico do Estado de São Paulo, Rio de Janeiro: Instituto Agronômico de Campinas/Embrapa - Solos, 1999. Mapa color. Escala: 1:500.000.

ROSS, J. L. S. Análise empírica da fragilidade dos ambientes naturais e antropizados. Revistado Departamento de Geografia/FFLCH/USP, n.º 8, p. 63-73, 1994.

ROSS, J. L. S. O registro cartográfico dos fatos Geomórficos e a questão da taxonomia do relevo. Revistado Departamento de Geografia/FFLCH/USP, n.º 6, 17-29, 1992.

ROSS, J. L. S., MORO Z, I. C. Mapa Geomorfológico do Estado de São Paulo, São Paulo: Laboratório de Geomor fologia, DG, FFLCH, USP/Laboratório de Cartografia Geotécnica-Geologia Aplicada - IPT / FAPESP, 1997. Mapa color, v.1 e 2. Escala: 1:500.000.

SMA - SÃO PAULO (ESTADO). Secretaria do Meio Ambiente Zoneamento Econômico e Ecológico do Pontal do Paranapanema. São Paulo, 1999. 170p.

SOTCHAVA, V.B. – Por Uma Teoria de Classificação de Geossistemas da VidaTerrestre. In: Biogeografia nº 14. São Paulo: Instituto de Geografia – Universidade de São Paulo, 1978.

TRICART, J. – Ecodinâmica. Rio de Janeiro: FIBGE, Secretaria de Planejamentoda Presidência da República, 1977. 97p.

Downloads

Publicado

2009-12-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AS UNIDADES ECODINÂMICAS NA ANÁLISE DA FRAGILIDADE AMBIENTAL DO PARQUE ESTADUAL DO MORRO DO DIABO E ENTORNO, TEODORO SAMPAIO/SP. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), [S. l.], v. 13, n. 2, p. 59–78, 2009. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2009.74128. Disponível em: https://revistas.usp.br/geousp/article/view/74128.. Acesso em: 29 mar. 2024.