Geoprocessamento: estudos de Geomarketing e as possibilidades de sua aplicação no planejamento do desenvolvimento socioeconômico

Autores

  • Adriana Aparecida Furlan Universidade Eduardo Modlane

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2011.74208

Palavras-chave:

Geomarketing, Geografia urbana, Planejamento, Desenvolvimento socioeconômico.

Resumo

Os avanços do conhecimento da superfície terrestre e a grande quantidade de dados que podem ser inseridos nos mapas propiciou o desenvolvimento e utilização de softwares específicos voltados para o desenvolvimento de uma cartografia informatizada apoiada pelo uso de computadores. Desta forma os Sistemas de Informações Geográficas possibilitaram o tratamento de grande volume de dados e a elaboração de análises mais complexas. Esta situação levou ao surgimento de diversas possibilidades de análise da realidade e possibilitou, ainda, sua aplicação a diversos campos do conhecimento. Uma destas áreas de aplicação da cartografia computadorizada é conhecida como Geomarketing. Com base em teorias de Geografia Urbana, para compreensão do espaço urbano, e conhecimentos de mercado, o Geomarketing tem sido utilizado por empresas públicas e privadas no planejamento e desenvolvimento socioeconômico em países como o Brasil, em maior escala, e em Moçambique, ainda em fase de expansão.

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Publicado

2011-12-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FURLAN, Adriana Aparecida. Geoprocessamento: estudos de Geomarketing e as possibilidades de sua aplicação no planejamento do desenvolvimento socioeconômico. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), São Paulo, Brasil, v. 15, n. 2, p. 97–105, 2011. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2011.74208. Disponível em: https://revistas.usp.br/geousp/article/view/74208.. Acesso em: 25 abr. 2024.