TÉCNICAS DE INTERPRETAÇÃO VISUAL DE IMAGENS

  • Andrea de Castro Panizza Universidade São Paulo
  • Fernanda Padovesi Fonseca Universidade de São Paulo. Departamento de Geografia
Palavras-chave: Metodologia, Interpretação visual, Fotointerpretação, Fotografia aérea, Imagem de satélite

Resumo

 

Hoje, as imagens de satélite e fotografias aéreas fazem parte do cotidiano. Elas estão em todas as mídias. Isso vem favorecendo o treinamento do leitor a ver a paisagem de uma maneira diferente, do alto e, assim, aumentar seu campo de visão. A observação das paisagens realiza-se de diferentes formas e cada uma favorece a identificação e a interpretação de objetos ou fenômenos. As técnicas de interpretação visual de imagens são amplamente utilizadas nos estudos sobre as paisagens. Elas exigem, porém, treinamento do usuário. Este artigo apresenta um roteiro metodológico que contém critérios bem definidos e adaptados para a interpretação visual tanto de fotografias aéreas quanto de imagens de satélite e uma proposta de exercício didático aplicada ao ensino da Geografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrea de Castro Panizza, Universidade São Paulo
Doutorado e mestrado em Geografia (Universidade de São Paulo, 2004, e Universidade de Rennes, França, 1998); pesquisadora associada do Museum National d’Histoire Naturelle (França).
Fernanda Padovesi Fonseca, Universidade de São Paulo. Departamento de Geografia
Professora do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo.
Publicado
2011-04-30
Como Citar
Panizza, A., & Fonseca, F. (2011). TÉCNICAS DE INTERPRETAÇÃO VISUAL DE IMAGENS. GEOUSP: Espaço E Tempo (Online), (30), 30-43. https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2011.74230
Seção
Artigos