A INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR E FAMILIAR NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL DOS DESCENDENTES DE POLONESES: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE DOM FELICIANO /RS - BRASIL.

Autores

  • Sandro de Castro Pitano Universidade Federal de Pelotas
  • Rozele Borges Nunes Instituto Federal Sul-Riograndense

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2012.74250

Palavras-chave:

Cultura, Escola, Família, Identidade, Opressão.

Resumo

Desenvolvido na perspectiva da Geografia Cultural, este trabalho aborda o processo imigratório de poloneses que no século XIX fundaram a Colônia de São Feliciano, atual município de Dom Feliciano, no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, e investiga as transformações culturais historicamente provocadas, em sua relação com as educações pública e privada. Considerando o aspecto educacional como um fator responsável tanto pela reprodução como pela transformação dos valores culturais de um grupo, analisa a influência de duas importantes instituições sociais, a família e a escola, no processo de construção da identidade cultural dos descendentes de poloneses. Constatando que a escola não acolhe os costumes tradicionalmente cultivados no ambiente familiar, e o desdobramento da investigação problematiza e destaca o risco simultâneo da invasão e da opressão cultural por parte da instituição que, por princípio, deveria se pautar pela pluralidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sandro de Castro Pitano, Universidade Federal de Pelotas
    Professor adjunto do departamento de geografia da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).
  • Rozele Borges Nunes, Instituto Federal Sul-Riograndense
    Professora do Instituto Federal Sul-Riograndense (IF - SUL).

Referências

DACANAL, José Hildebrando (org.). RS: Imigração e colonização. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1980.

GARDOLINSKI, Edmundo. “Im igração e Colonização Polonesa”. IN: BECKER, Klaus. GRITTI, Isabel Rosa. Imigração e Colonização Polonesa no Rio Grande do sul: a emergência do preconceito. Porto Alegre: Martins Livreiro, 2004.

HALL, Stuart. “Quem precisa de Identidade?” IN: SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Rio de Janeiro: Vozes, 2000.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.

IBGE, 2000 pesquisado em (censo) em 15/08/08.

LANDO, Aldair Marli & BARROS, Eliane Cruxên. “Capitalismo e colonização”. IN: PESAVENTO, SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Rio de Janeiro: Vozes, 2000.

STAWINSKI, Alberto Victor. Primórdios da imigração polonesa no Rio Grande do Sul (1875-1975). Caxias do Sul: UCS, 1976.

TOPACZEWSKI, Ladislau. Memórias de Nosso Torrão Natal. Dom Feliciano, 1961.

TWORKOWSKI, Irene & RAKOWSKI, Zeno. Dom Feliciano. Dom Feliciano, 1984.

WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. IN: SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Rio de Janeiro: Vozes, 2000.

Downloads

Publicado

2012-08-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PITANO, Sandro de Castro; NUNES, Rozele Borges. A INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR E FAMILIAR NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL DOS DESCENDENTES DE POLONESES: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE DOM FELICIANO /RS - BRASIL. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), São Paulo, Brasil, v. 16, n. 2, p. 25–36, 2012. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2012.74250. Disponível em: https://revistas.usp.br/geousp/article/view/74250.. Acesso em: 19 abr. 2024.