“PATRIMONIALIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO”: ENSAIO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE TURISMO, “PATRIMÔNIO CULTURAL” E PRODUÇÃO DO ESPAÇO

  • Rita de Cássia Ariza da Cruz Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Palavras-chave: Patrimônio cultural, Patrimonialização, Turismo, Produção do espaço, Contradição.

Resumo

 

Este artigo objetiva construir uma análise crítica acerca da relação entre turismo, patrimônio e produção do espaço. Para tanto, parte de uma conceituação de cultura e de patrimônio cultural para, a partir daí, discutir o que se chamou aqui de “patrimonialização do patrimônio”, ou seja, a institucionalização de mecanismos de proteção do patrimônio cultural, material e imaterial. Essa reflexão é norteada por uma premissa fundamental, ou seja, pelo reconhecimento de que os processos em tela são parte do processo conflituoso e contraditório de produção do espaço, abrigando, por isso, no seu interior, um sem número de contradições. Tais contradições são discutidas, uma a uma, ao longo da exposição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita de Cássia Ariza da Cruz, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Geógrafa, docente do depto. de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo (FFLCH/USP).
Publicado
2012-08-30
Como Citar
Cruz, R. (2012). “PATRIMONIALIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO”: ENSAIO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE TURISMO, “PATRIMÔNIO CULTURAL” E PRODUÇÃO DO ESPAÇO. GEOUSP Espaço E Tempo (Online), (31), 95-104. https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2012.74255
Seção
Artigos