MINERAÇÃO E ESPACIALIDADE: SOCIEDADE, ESPAÇO E AMBIENTE NA EVOLUÇÃO DA ECONOMIA CARBONÍFERA DE CRICIÚMA/SC.

  • Gilberto Filho Montibeller Universidade Federal de Santa Catarina
  • Joelia Walter Sizenando Correio Universidade do Extremo Sul Catarinense
Palavras-chave: Espacialidade, Mineração carbonífera, Questão social e ambiental, Criciúma, SC.

Resumo

 

O objetivo deste artigo é analisar a espacialidade, a saber, a inter-relação espaço, socioeconomia e ambiente derivada de atividade carbonífera quando era intensa, bem como sua influência atual em Criciúma/SC. São referenciados estudos em outras regiões de mineração em cotejamento com o caso específico. Neste, verifica-se a dinâmica socioeconômica e socioambiental, na história e na atualidade. Assim busca-se interpretar a dialética história-sociedade-espaço, na medida em que a posição das jazidas influencia a localização das infraestruturas de exploração e transporte e a atividade exige capital em grande volume e trabalho não qualificado e baixos salários, a configurar os segmentos sociais que se estratificam no espaço. Além disso, distribuição dos bairros segundo classes de renda e degradação ambiental sintetizam o espectro socioespacial. Assim, os interesses das classes de maior renda são configurados em um microcosmo emblemático como o da cidade de Criciúma. Nesse sentido, o estudo pretende ser, também, uma contribuição à complexa questão da espacialidade em ambiente urbano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilberto Filho Montibeller, Universidade Federal de Santa Catarina
Professor do Programa de Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC.
Joelia Walter Sizenando Correio, Universidade do Extremo Sul Catarinense
Geógrafa e Mestranda do Programa de Mestrado em Ciências Ambientais, Universidade do Extremo Sul Catarinense-UNESC.
Publicado
2012-08-30
Como Citar
Montibeller, G., & Correio, J. (2012). MINERAÇÃO E ESPACIALIDADE: SOCIEDADE, ESPAÇO E AMBIENTE NA EVOLUÇÃO DA ECONOMIA CARBONÍFERA DE CRICIÚMA/SC. GEOUSP Espaço E Tempo (Online), (31), 105-118. https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2012.74256
Seção
Artigos