A ATUAÇÃO DO BRASIL NA AMÉRICA LATINA: UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE O SUBIMPERIALISMO BRASILERIO

  • Bernard Teixeira Coutinho Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Guilherme Pereira do Carmo Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Território, Subimperialismo brasileiro, Semiperiferia, Cooperação Antagônica, América Latina

Resumo

Neste artigo, pretendemos levantar algumas proposições conceituais que nos ajudem a entender a atuação do Brasil na América Latina e, tão logo, permitir iniciar um debate sobre a política externa brasileira contemporânea e suas aplicações práticas na geopolítica inserida na economia-mundo. Para tanto, pretendemos explicitar o conceito de multiterritorialidade e apontar os contornos da tese do subimperialismo brasileiro de Ruy Mauro Marini, num diálogo com o conceito de semiperiferia, formulado por Immanuel Wallerstein.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bernard Teixeira Coutinho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Graduando em Geografia (Licenciatura Plena) pela Faculdade de Formação de Professores na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Território e bolsista da UERJ/FFP na modalidade de Iniciação à Docência, vinculado ao projeto de pesquisa "As transformações no mapa do Oriente Médio". Dedica-se aos estudos de Geografia Política e de Geografia Humanista, com ênfase nos seguintes eixos temáticos: ontologia do espaço, epistemologia da geografia e relações interestatais de poder na América Latina.
Guilherme Pereira do Carmo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Graduando em Geografia (Licenciatura Plena) pela Faculdade de Formação de Professores na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Território e bolsista da UERJ/FFP na modalidade de Iniciação à Docência, vinculado ao projeto de pesquisa "O território e a contemporaneidade: possibilidades de leitura da realidade e sua aplicabilidade no ensino de Geografia". Dedica-se aos estudos da Geografia Política, com ênfase nos seguintes eixos temáticos: o conceito de território e sua aplicabilidade no ensino e relações interestatais de poder na América Latina.
Publicado
2013-04-30
Como Citar
Teixeira Coutinho, B., & Pereira do Carmo, G. (2013). A ATUAÇÃO DO BRASIL NA AMÉRICA LATINA: UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE O SUBIMPERIALISMO BRASILERIO. GEOUSP Espaço E Tempo (Online), (33), 53-67. https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2013.74301
Seção
Artigos