ANÁLISE ESPACIAL DE VISIBILIDADE (VIEWSHED) APLICADA A PRESERVACAO DE PAISAGENS CULTURAIS

  • Edenir Bagio Perin Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Francisco Henrique de Oliveira Universidade do Estado de Santa Catarina
Palavras-chave: Paisagem cultural, Cartografia, Sistema de informações geográficas, Imagens orbitais, Análise espacial de visibilidade.

Resumo

O presente trabalho está relacionado ao desenvolvimento e a identificação dos níveis de sensibilidade visual da Paisagem Cultural remanescente dos Caminhos de Tropas no Planalto de Lages, utilizando como subsídio a Cartografia e o Sistema de Informações Geográficas - SIG. Um importante processo econômico caracterizado pelo transporte de animais, principalmente muares e bovinos da região sul do Brasil e da República do Uruguai para os mercados do Sudeste, caracterizando-se com um dos principais processos de integração do território nacional ao longo dos séculos XVIII e XIX. O método utilizado está estruturado na representação digital e geométrica da área de pesquisa, através de modelos digitais e imagens orbitais. O estudo forneceu as informações sobre a localização das estruturas arqueológicas e permitiu gerar as análises espaciais de visibilidade (viewshed) cujos resultados possibilitaram identificar os níveis de sensibilidade visual da paisagem regional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edenir Bagio Perin, Universidade do Estado de Santa Catarina
Geógrafo formado pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) Especialista em Gestão Ambiental (UNISUL), atualmente é aluno do Mestrado Profissional em Planejamento Territorial - MPPT da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atou como técnico do Setor de Arqueologia no IPHAN/SC de 2008 a 2010, como consultor vinculado a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Atualmente é pesquisador na empresa Scientia Consultoria Científica.
Publicado
2013-04-30
Como Citar
Perin, E., & de Oliveira, F. (2013). ANÁLISE ESPACIAL DE VISIBILIDADE (VIEWSHED) APLICADA A PRESERVACAO DE PAISAGENS CULTURAIS. GEOUSP Espaço E Tempo (Online), (33), 84-97. https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2013.74303
Seção
Artigos