O estudo do meio sobre a cidade e o urbano na geografia: (re)pensar a prática de ensino na escola é necessário?

  • Marlene Macário Oliveira Universidade Estadual da Paraiba
Palavras-chave: Geografia Escolar. Livro didático. Estudo do Meio. Cidade. Urbanização.

Resumo

Quando restrita ao uso do livro didático, a geografia escolar se afasta da com- preensão crítico-reflexiva dos conteúdos da cidade e do urbano, praticando um ensino mecânico e funcional, arquétipo de aulas excludentes e segregacionistas da dos habitantes da urbe, inclusive os educandos. Nessa perspectiva, este trabalho discute a contribuição do estudo do meio a partir do lócus das experiências dos alunos para o estudo da complexidade que envolve o tema no processo de ensino- -aprendizagem em geografia. Construir um olhar crítico e investigativo sobre a ci- dade e o processo de urbanização contemporânea, incluindo a crítica à exclusão, à pobreza, à violência e aos diferentes tipos de segregação no currículo escolar, favorece a construção de identidades socioespaciais e o exercício da cidadania.

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Biografia do Autor

Marlene Macário Oliveira, Universidade Estadual da Paraiba
Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, professora do Curso de Geografia da Universidade Estadual da Paraiba, Guarabira, PB

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Publicado
2014-12-12
Como Citar
Oliveira, M. (2014). O estudo do meio sobre a cidade e o urbano na geografia: (re)pensar a prática de ensino na escola é necessário?. GEOUSP Espaço E Tempo (Online), 18(3), 609-623. https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2014.90070
Seção
Artigos