SISTEMA FERROVIÁRIO PÓS-PRIVATIZAÇÃO E FLUIDEZ CORPORATIVA: O MOVIMENTO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS NO TERRITÓRIO BRASILEIRO

Autores

  • Vitor Pires Vencovsky Universidade Estadual de Campinas
  • Ricardo Castillo Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2007.74052

Palavras-chave:

Ferrovias, Agricultura, Cerrado, Território, Privatização

Resumo

A organização do território brasileiro tem sido definida, em grande parte, por políticas públicas e privadas voltadas à produção, movimento e exportação de commodities agrícolas produzidas em áreas de Cerrado. A competitividade do agronegócio brasileiro torna-se dependente de uma logística, na qual as ferrovias assumem um papel preponderante. Este artigo se propõe analisar as políticas do sistema ferroviário atual e das fronteiras agrícolas consolidadas que acabam tendo como conseqüência principal o uso corporativo do território brasileiro.

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Biografia do Autor

  • Vitor Pires Vencovsky, Universidade Estadual de Campinas
    Mestre em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp.
  • Ricardo Castillo, Universidade Estadual de Campinas
    Docente do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp e pesquisador do CNPQ.

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Publicado

2007-08-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

VENCOVSKY, Vitor Pires; CASTILLO, Ricardo. SISTEMA FERROVIÁRIO PÓS-PRIVATIZAÇÃO E FLUIDEZ CORPORATIVA: O MOVIMENTO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS NO TERRITÓRIO BRASILEIRO. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), São Paulo, Brasil, v. 11, n. 1, p. 119–134, 2007. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2007.74052. Disponível em: https://revistas.usp.br/geousp/article/view/74052.. Acesso em: 19 abr. 2024.