Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista ou evento; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".



    i) Artigos derivados de Teses de Doutorado e Dissertação de Mestrado com resultados ainda não publicados como artigo são aceitos. Nestes casos os autores devem informar na introdução que se trata de um trabalho derivado da Tese ou Dissertação (na etapa de revisão basta informar que se trata de artigo derivado sem identificar a tese e dissertação em questão, após o aceite final as informações de autoria, título e instituição da pesquisa devem ser incluídos). Recomenda-se que o texto seja significativamente revisto e revisado para submissão na forma de artigo, evitando simples recorta e cola de trechos.

    ii) Artigos derivados de textos apresentados em eventos são aceitos para avaliação, desde que tenham sido significativamente revistos e incrementados. Recomenda-se que pelo menos setenta por cento do manuscrito submetido seja inédito em relação ao texto publicado no evento. Cabe aos autores informar na introdução que se trata de um artigo desenvolvido a partir de texto apresentado e publicado em congresso (para submissão apenas informar esta condição sem identificar o texto e autor, após aceite definitivo os autores devem informar claramente a referência do texto publicado em evento). Os autores devem verificar também se as regras de publicação do evento permitem que parte do trabalho seja aproveitado em um artigo expandido de periódico.
  • Os autores se responsabilizam integralmente pela autoria do artigo e pelos direitos autorais de imagens, fotos e dados incluídos no trabalho submetido.

    Obs. Caso o autor utilize imagens ou fotos de terceiros ele deve ter autorização para utiliza-las em seu artigo.

    A autorização para uso de imagens e fotos de terceiros deve ser assinada pelo detentor dos direitos autorais das mesmas. É responsabilidade do autor verificar a legalidade dos documentos de permissão de uso de imagens e fotos e manter os originais destes para apresentar à revista caso seja solicitado.

  • Os autores se responsabilizam integralmente por todas as aprovações éticas necessarias para desenvolvimento da pesquisa e afirmam que possuem as devidas aprovações necessárias para publicação.

    Caso envolva pesquisa com seres humanos os autores dispõe das devidas aprovações éticas de acordo com as regras da plataforma Brasil ou similares em outros países.

    Site da Plataforma Brasil: http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf

    IMPORTANTE: Informar no artigo os dados da aprovação junto ao conselho de ética de pesquisa e eventuais conflitos de interesse, quando pertinente ao conteúdo do trabalho.

     

  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo de submissão e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista e o processo de avaliação por pares.

    Nos  metadados da submissão (ficha de cadastro na revista) devem ser inseridos os dados de todos os autores e co-autores, vinculação intitucional dos autores e código ORCiD <<http://orcid.org/>> de todos os autores.

  • O artigo inclui título em português, título em espanhol e título em inglês, resumo, resumo em espanhol e abstract (mínimo de 150 e máximo 250 palavras), palavras-chave e  keywords (três a cinco palavras).

    No corpo do artigo estão claramente descritos os objetivos, os métodos e procedimentos de pesquisa, os resultados obtidos e as contribuições teóricas.

     

  • Metadados (dados sobre a submissão cadastrados no sistema da revista):

    Título e subtítulo: O registro do DOI do artigo é realizado apenas com o título. Subtítulo não entra como título no registro. Atenção ao prenchimento do formulário de metadados.
    Autor e Co-autor: todos os co-autores devem ser adicionados nos metadados no momento da submissão do manuscrito. Para todos os autores é fundamental fornecer o e-mail e ORCiD.
    A inclusão de novos autores ou a mudança de ordem de autoria após a submissão inicial não é permitida e só será considerada em casos excepcionais, com justificativa por escrita e assinada por todos os autores. A justificativa será avaliada pelos editores.

    IMPORTANTE:
    Título: Somente a primeira letra do título deve ser maiúscula ou quando a palavra for nome próprio. A primeira palavra do subtítulo deve apresentar os caracteres em minúsculo se não for nome próprio. Se houver mudanção ao longo do processo de revisão o título nos metados deve ser atualizado.

    Resumo: O resumo nos metadados deve ser igual ao resumo no arquivo com o manuscrito. Se houver mudanção ao longo do processo de revisão o resumo dos metados deve ser atualizado.

    Palavras-chave: primeiras letras das palavras-chave devem apresentar caracteres em maiúsculo, as demais em minúsculas.

    Dados de financiamento: Incluir nos metadados os dados de financiamento com o nome da agência por extenso e sem siglas.

    Referências: Nos metadados todas as referências adicionadas no manuscrito devem ser listas. Utilizar padrão ABNT e incluír os DOIs das referências. Se houver mudanção ao longo do processo de revisão as referências dos metados deve ser atualizadas.

    Registro dos metadados de financiamento:
    Campo "Metadados" - Adicionar o nome da agência de fomento por extenso e sem abreviações ou siglas;
    Campo "Dados de Financiamento": Adicionar o Código DOI da agência de fomento e inclua em seguida o número de seu processo de fomento.

    Os metadados foram preenchidos conforme as regras da revista - ver link: http://www.revistas.usp.br/gestaodeprojetos/information/authors
  • As referências bibligráficas devem estar completas, conforme a ABNT NBR 6023:2018 - Informação e documentação - Referências - Elaboração e citadas de acordo com a ABNT NBR 10520 - Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação.

    URLs e DOIs das referências foram informadas quando possível.

    Obs. Utilizar DOI nas referências ajuda os mecanismos de busca a contabilizarem as citações dos trabalhos.

  • Os autores permitem que a revista indexe os trabalhos em bases bibliográficas e acadêmicas para ampliar a difusão da publicação.

    OBS. Os autores também são incentivados a distribuírem livremente os artigos publicados na revista em suas páginas pessoais e repositórios institucionais de divulgação científica (InfoHab, ResearchGate, Academia.edu, etc.), seguindo os critérios Creative Commons BY NC.

  • Os autores se comprometem a informar no texto (se houver) e registrar nos metadados todas as fontes de financiamento para pesquisa (agências publicas ou privadas).

    O registro dos metadados de financiamento deve ser realizado nos campos:
    Metadados - Adicionar o nome da agência de fomento por extenso e sem abreviações ou siglas;
    Dados de Financiamento: Adicionar o Código DOI da agência de foment e inclua em seguida o número de seu processo de fomento.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou OpenOffice e o tem no máximo 20 páginas conforme modelo de formatação a seguir (em casos especiais, o limite de 20 páginas pode ser ligeiramente ampliado). O modelo de formatação já apresenta uma série de estilos pré-configurados para facilitar o trabalho de diagramação dos autores. Além disso, o arquivo modelo apresenta descrição detalhada para realização da formatação.
    O manuscrito de submissão, conforme o modelo, deve ser redigido com as linhas numeradas para facilitar a comunicação entre revisores e autores. As imagens e figuras são legíveis e apresentam boa qualidade gráfica (pelo menos 200dpi de resolução).

    Utilizar modelo disponível para:


    OBS. A formatação final dos artigos aceitos é de responsabilidade dos autores e devem ser realizado após o aceite definitivo do artigo seguindo o Modelo de Formatação de Artigos Aceitos -

    .
  • Os autores estão cientes que no processo de revisão da revista ´Gestão & Tecnologia de Projetos' é comum o manuscrito passar por duas ou três rodadas de revisões antes de uma decisão definitiva e que o tempo de avaliação de artigos é bastante variável, dependendo do tempo de resposta dos revisores e do tempo necessário para os autores realizarem as mudanças requeridas. Os autores estão preparados para prazos de um ano ou mais no processo de revisão.
  • Os autores estão cientes e concordam com a política de ética da revista GTP - http://www.revistas.usp.br/gestaodeprojetos/about
  • Os autores que têm seus artigos avaliados por Gestão & Tecnologia de Projetos se comprometem a contribuir na revisão de artigos quando convidados pela revista.

Diretrizes para Autores

Gestão & Tecnologia de Projetos (GTP) aceita contribuições originais nas áreas de gestão e tecnologia de projetos de arquitetura, engenharia e design. 

A revista não cobra taxas de submissão ou processamento dos artigos submetidos e permite o acesso livre e gratuito do conteúdo publicado ao público em geral.

Os temas prioritários da revista são:

  • Design Integrado do Produto;
  • Modelagem da Informação da Construção - BIM;
  • Colaboração e Coordenação de Projetos;
  • Projeto e Gestão da Qualidade;
  • Projeto e Gestão Ambiental;
  • Tecnologias de Informação aplicada ao Projeto;
  • Gestão do conhecimento no processo de projeto; 
  • Tecnologias e Ferramentas de Apoio ao Projeto; 
  • Método e Metodologia de Desenvolvimento de projetos;
  • Avaliação Pós-Ocupação e Retro-alimentação do Projeto; 
  • Ensino e Divulgação da Gestão e da Tecnologia de Projetos;
  • Mecanismos de colaboração no processo de projeto.

 

Manuscrito e material complementar.

O manuscrito de submissão do artigo deve ser enviado em arquivo word, sem qualquer identificação dos autores. Em caso de aceite, os autores são encorajados a enviar versão em inglês do trabalho para publicação bilingue do artigo.

Complementarmente, os autores pode enviar arquivo suplementar contendo informações que complementam a apresentação da pesquisa e dos resultados.

Estes arquivos serão repassados para os revisores e, em caso de aceite do trabalho, serão publicados como anexo ao artigo. Podem ser enviados como documentos complementares: modelos BIM em PDF 3D, modelos de pontos em PDF 3D, instrumento de pesquisa como questionários e roteiros, vídeos e animações que ilustrem o artigo e outros. 

Deveres que devem ser observados pelos Autores:

Originalidade e plágio: os autores devem garantir que as obras sejam inteiramente originais e se eles utilizam textos ou imagens de outros que isso seja devidamente citado. Plágio constitui um comportamento editorial antiético e é inaceitável.

Autoria: a autoria do trabalho deve ser restrita àqueles que fizeram uma contribuição significativa para a concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo relatado. 
Todos aqueles que fizeram contribuições significativas devem ser listados como coautores. 
O autor principal deve garantir que todos os coautores apropriados estejam incluídos no artigo. 
O autor principal deve se certificar que todos os coautores viram e aprovaram a versão final do manuscrito e que concordaram com sua submissão para publicação.

Publicação múltipla, redundante e simultânea: os autores não devem publicar manuscritos que descrevam essencialmente o mesmo conteúdo em mais de um periódico. Os autores também não devem submer de forma concomitante o mesmo trabalho a mais de uma revista. 

Artigos derivados de Teses de Doutorado e Dissertação de Mestrado com resultados ainda não publicados como artigo são aceitos. Nestes casos os autores devem informar na introdução que se trata de um trabalho derivado da Tese ou Dissertação (na etapa de revisão basta informar que se trata de artigo derivado sem identificar a tese e dissertação em questão, após o aceite final as informações de autoria, título e instituição da pesquisa devem ser incluídas). Recomenda-se que o texto seja revisto e revisado para submissão na forma de artigo, evitando simples recorta e cola de trechos. 

Artigos derivados de textos apresentados em eventos são aceitos para avaliação, desde que tenham sido significativamente revistos e incrementados. Recomenda-se que pelo menos setenta por cento do manuscrito submetido seja inédito em relação ao texto publicado no evento. Cabe aos autores informar na introdução que se trata de um artigo desenvolvido a partir de texto apresentado e publicado em congresso (para submissão apenas informar esta condição sem identificar o texto e autor, após aceite definitivo os autores devem referenciar o texto publicado em evento). Os autores devem verificar também se as regras de publicação do evento permitem que parte do trabalho seja aproveitado em um artigo expandido de periódico.

A revista pode utiliza o sistema iThenticate ou equivalente para verificação de similaridade dos manuscritos.

Sobre as fontes: os autores devem citar as publicações que foram importantes na determinação da natureza do manuscrito, pois o trabalho de outros autores deve ser sempre reconhecido. As informações obtidas em uma conversa, correspondência ou discussão com terceiros devem ser utilizadas apenas com a permissão explícita por escrito da fonte.

Erros em trabalhos publicados: quando os autores descobrem um erro significativo ou imprecisão em seu trabalho publicado é obrigação informar e cooperar com os editores para a correção do artigo.

Fontes de financiamento da pesquisa: é reponsabilidade dos autores informar as fontes de recursos utilizados para pesquisa.

 Caso tenha alguma dúvida sobre o sistema da revista, sugerimos a leitura do  Guia do usuário do OJS 3  que pode ser encontrado no seguinte endereço http://bibjuventude.ibict.br/jspui/handle/192/252

 

Preenchimento dos Metadados de Submissão:

Os metadados são utilizados para identificar as submissões já que o arquivo (.doc) não pode trazer esta informação. Assim, é fundamental incluir todos os coautores nos metadado de submissão, bem como o e-mail  e filiação institucional de todos. É recomendado também incluir o número ORCiD de todos os autores.

Os metadados são utilizados para registro DOI dos artigos aprovados. Assim, é fundamental que estejam corretos e de acordo com o texto do artigo.

Recomendações  para preenchimento dos metadados dos artigos, adaptadas do SIBI USP

  • Título do artigo: preencher o título em português, como também os títulos em Inglês e Espanhol, sempre de acordo com o texto do manuscrito. O título junto aos metadados deve estar em minúsculas. Utilizar maiúsculas apenas em nomes próprios e na primeira letra da palavra que inicia o título. Lembramos que o título não deve utilizar nenhuma pontuação ao final. Subtítulo depois de dois pontos deve estar em minúsculas. Caso ocorra mudança de título durante o processo de revisão é fundamental altera os metadados para refletir o novo título.  
  • Resumo do artigo:  preencher o resumo em português, Inglês e Espanhol. Caso o resumo seja alterado durante o processo de revisão, os metadados de resumo devem ser atualizados pelos autores.
  • Autor e Co-autor: todos os co-autores devem ser adicionados nos metadados no momento da submissão e para todos é fundamental fornecer o e-mail e ORCiD. A inclusão de novos autores no meio do processo de revisão não é permitida e só será aceita posteriormente em casos excepcionais com justificativa por escrita que será avaliada pelos editores.
  • Autor e Co-autor: o último sobrenome deve ser o último sobrenome, exceto para sobrenomes compostos. Erro comum: da Silva. Corrigir para Silva
  • Autor e Co-autor: utilizar letras maiúsculas e minúsculas na identificação dos autores. Ex. Antonio Carlos Souza
  • Afiliação/Instituição do Autor: não utilizar siglas. Não traduzir para outros idiomas, pois nomes próprios não devem ser traduzidos. Preencher a denominação sempre por extenso, do maior para o menor. utilizar letras maiúsculas e minúsculas na identificação da afiliação, exemplos:
    • Ex. Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo
    • Ex. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
    • Ex. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Biografia do autor: esse campo, localizado logo após o campo de afiliação/instituição, é destinado a apresentar informações sobre as atividades dos autores. Grupos de pesquisa e outras informações de filiação podem ser adicionadas neste campo.
  • Palavras-chave: preencher as palavras-chave uma a uma, não só em português, como também nos outros idiomas, sempre de acordo com as informações constantes no artigo, iniciando cada palavra-chave com letra maiúscula. Após cada palavra-chave inserida pressionar "Enter". Não copiar e colar todas as palavras de uma vez, pois isso prejudica a recuperação do conteúdo pelos mecanismos de busca da Internet. A primeira letra de cada palavra-chave deve estar em maiúscula e as demais em minúsculas. Não usar nas palavras-chaves palavras que já estão no título. 
  • Agência de Fomento/Financiamento: recomendamos adicionar detalhadamente estes dados e adicionar a identificação da agência por extenso. 
  • Agência de Fomento/Financiamento: não traduzir para outros idiomas, pois nomes próprios não devem ser traduzidos
  • Referências 1: sempre adicione a lista de Referências em campo próprio para tal nos metadados do artigo. Caso a lista de referências mude durante o processo de revisão, lembre de atualizar os metadados para refletir a bibliografia referenciada no artigo. Caso esse campo não esteja aparecendo, habilite-o por meio das Configurações de Fluxo de Trabalho na aba Submissões. 
  • Referências 2: lembramos que a ABNT NBR 6023 Referências foi publicada em novembro de 2018 e apresentou várias mudanças. 
  • Referência 3: sempe que possível o DOI deve ser informado ao final da referência.

 

Formatação do manuscrito de submissão e do artigo aceito

O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou OpenOffice e o tem no máximo 20 páginas conforme modelo de formatação a seguir. 
Utilizar modelo disponível para formatação de submissão para avaliação.

Formatação final dos artigos aceitos é de responsabilidade dos autores e devem ser realizado após o aceite definitivo do artigo seguindo o Modelo de Formatação de Artigos Aceitos

 

Dúvidas sobre o sistema de submissão e gerenciamento da revista: Recomendamos a leitura do guia OJS3 IBICT, páginas 112 a 123 (capítulo destinado aos autores) e o vídeo: Submetendo um Artigo (Vídeo Tutorial para Autores (legendado)

Artigos

Artigos originais de pesquisas nas áreas de arquitetura, design, engenharia, administração e urbanismo.

Relatos de Eventos Científicos

Seção destinada aos organizadores ou coordenadores de eventos acadêmicos-científicos que desejam compartilhar um relato do evento.

As contribuições devem vir na forma de relatos e reflexões sobre eventos científicos contemporâneos nas áreas de abrangência da revista. Busca compartilhar com os leitores da revista os debates e questões discutidas em eventos científicos e apresentar tendências de inovações na área do evento.

Espera-se que  os relatos sejam redigidos na forma de artigo de reflexão sobre os debates e discussões desenvolvidas ao longo do evento, apresentando as principais mesas de discussão e questões apontadas.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.