O USO DO VDC SCORECARD NA VALIDAÇÃO DE MÉTODOS PARA ANÁLISE DE DESEMPENHO DA GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETO NO CENÁRIO BRASILEIRO

  • Saulo Almeida dos Santos Britto UFPR - Universidade Federal do Paraná
  • Sergio Scheer Professor Titular da Universidade Federal do Paraná
  • Calvin Kam Stanford University
  • Martin Fischer Stanford University
Palavras-chave: Análise de desempenho VDC/BIM, VDC Scorecard, Gestão do processo de projetos

Resumo

A implementação de tecnologias da informação na construção civil, como Virtual Design and Construction / Building Information Modeling (VDC/BIM) representam uma nova perspectiva para melhores práticas na AECO (Arquitetura; Engenharia; Construção; Operação). Contudo, no cenário brasileiro, estas práticas carecem de métodos para medição e análise de desempenho processual da informação na gestão do processo de projeto, demonstrando a deficiência da documentação de critérios e seleção de indicadores que contribuam para melhoria do setor da construção civil. Trata-se de uma pesquisa descritiva sobre a exploração do método VDC Scorecard e a adaptação à realidade brasileira, tendo por base pesquisa bibliográfica e documental existentes em bases de dados internacionais e nacionais explorando os seguintes aspectos: benefícios registrados; dificuldades na implementação; boas práticas na gestão do projeto. A pesquisa valida a importância dos métodos de desempenho que se adequem ao contexto nacional, viabilizando a integração e controle da informação entre agentes envolvidos num modelo colaborativo de edificação virtual e apropriação de dados por meio dos modelos de desempenho configurados através da análise contínua dos processos, da organização e do produto. Esta apropriação possibilita a documentação de um banco de dados de práticas eficientes para gestão de processos de projeto configurando o desempenho do modelo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Saulo Almeida dos Santos Britto, UFPR - Universidade Federal do Paraná
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Construção Civil (PPGECC) da UFPR - Universidade Federal do Paraná.
Sergio Scheer, Professor Titular da Universidade Federal do Paraná
Professor Titular do Departamento de Construção Civil na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pesquisador no Centro de Estudos de Engenharia Civil - CESEC;UFPR. Docente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Construção (PPGECC) na UFPR.
Calvin Kam, Stanford University
Consulting Professor of the Civil and Environmental Department at Stanford University and Director of Industry Relations at CIFE/Stanford University.
Martin Fischer, Stanford University
Full Professor at Civil and Environmental Department at Stanford University and Director of CIFE - Center for Integrated Facility Engineering at Stanford University.
Publicado
2015-11-06
Como Citar
Britto, S., Scheer, S., Kam, C., & Fischer, M. (2015). O USO DO VDC SCORECARD NA VALIDAÇÃO DE MÉTODOS PARA ANÁLISE DE DESEMPENHO DA GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETO NO CENÁRIO BRASILEIRO. Gestão & Tecnologia De Projetos, 10(2), 71-86. https://doi.org/10.11606/gtp.v10i2.102844
Seção
Artigos