Portal da USP Portal da USP Portal da USP

Ensino de projeto do produto. Análise de abordagem multidisciplinar com foco em criatividade para inovação em contextos reais

Cassia de Oliveira Fernandez, Roseli de Deus Lopes, José Aquiles Baesso Grimoni, Eduardo de Senzi Zancul

Resumo


No campo da engenharia, a crescente busca por profissionais que tenham a capacidade de trabalhar em equipe e de inovar, identificando e resolvendo problemas de forma criativa, demanda modelos educacionais nos quais o desenvolvimento dessas competências assuma papel relevante. Este artigo visa descrever a experiência de oferecimento da disciplina Desenvolvimento Integrado de Produtos, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP), que se propõe a estimular processos criativos por meio do trabalho em equipes multidisciplinares no desenvolvimento de produtos, avaliando a pertinência dessa experiência. A coleta de dados envolveu a aplicação do Inventário de Práticas Docentes que Favorecem a

Criatividade no Ensino Superior e o levantamento da percepção dos estudantes a respeito da

influência da disciplina no desenvolvimento de habilidades e competências. Os resultados indicam que a prática docente é favorável ao desenvolvimento da criatividade e que a disciplina contribui para o desenvolvimento de competências transversais e para a compreensão a respeito do ciclo de concepção de produto/processo inovador. Os estudantes reconhecem o desenvolvimento das capacidades de trabalho em equipe, liderança, iniciativa e criatividade como os aspectos mais evidentes, e apontam que a disciplina despertou motivação para realização futura de atividades relacionadas à inovação e ao projeto de produtos

Palavras-chave


Projeto do Produto; Educação em Engenharia; Criatividade

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.11606/gtp.v12i1.111741

Métricas do Artigo

Carregando métricas...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Cassia de Oliveira Fernandez, Roseli de Deus Lopes, José Aquiles Baesso Grimoni, Eduardo de Senzi Zancul

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

 Gestão & Tecnologia de Projetos [ISSN 1981-1543]
 Periódico Científico do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP

Bases de Dados, Catálogos, Indexação e Registros