Editorial v. 11 n. 1

Autores

  • Eugenio Andrés Díaz Merino Universidade Federal de Santa Catarina
  • Renato Luiz Sobral Anelli
  • Tomas A. Moreira

DOI:

https://doi.org/10.11606/gtp.v11i1.113606

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eugenio Andrés Díaz Merino, Universidade Federal de Santa Catarina
    Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal de Santa Catarina e coordena o Núcleo de Gestão de Design e o Laboratório de Design e Usabilidade. Tem experiência na área de Design, com ênfase em Gestão de Design, Design Universal, Design Inclusivo e Design Saúde, e na área de engenharia, especificamente com ergonomia, produto e processo. Participa dos programas de pós-graduação em Design e Engenharia de Produção ambos da UFSC. Faz parte do grupo de avaliadores do INEP/MEC e do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina na avaliação de cursos. Atualmente é pesquisador CNPq (PQ1C), Membro do Comité Assessor do CNPq (CA DI) e líder do grupo de pesquisa em Gestão de Design. 
  • Renato Luiz Sobral Anelli
    Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1982), mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e doutorado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1995), tendo realizado pesquisas no Instituto Universitário de Arquitetura da Veneza com apoio do CNPq em 1994 e1998. Livre Docente pela Escola de Engenharia de São Carlos (2001). Atualmente é Professor Titular do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP em São Carlos, criado a partir do antigo Departamento da EESC em 2010. Foi Secretário Municipal de Obras, Transportes e Serviços Púbicos de São Carlos entre 2001 e 2004, tendo coordenado vários projetos na área de Mobilidade Urbana e Recuperação de Recursos Hídricos. Atualmente é diretor do Instituto Lina Bo e P. M. Bardi, Coordenador da Área de Arquitetura e Urbanismo da FAPESP. e coordenador do Pólo de São Carlos do Instituto de Estudos Avançados da USP. É diretor da ANPARQ (2015/16), tendo sido seu Secretário Executivo (2007/10) e membro do Conselho Fiscal (2011/12). Co-lider do Grupo de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo no Brasil desde 1995, desenvolve pesquisas sobre arquitetura e urbanismo moderno e contemporâneo em São Paulo, coordenando dois projetos de pesquisa com apoio do CNPq "Interlocuções com a Arquitetura Italiana na Constituição da Arquitetura Moderna em São Paulo? e ?Redes de Infra-estrutura como Estratégia Urbanística (São Paulo 1960-1986). Suas principais publicações são ?Rino Levi: Arquitetura e Cidade?(Romano Guerra, São Paulo, 2001 ? Prêmio Melhor Ensaio Teórico IAB SP 2002) e ?Architettura Contemporanea: Brasile? (24 Ore Motta Cultura, Milão, 2008, com a versão francesa publicada pela Actes Sud em 2009). Foi presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano de São Carlos de 2011 a 2013..
  • Tomas A. Moreira
    Professor Doutor no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - IAU-USP - São Carlos - Brasil. Ph.D. em Estudos Urbanos, pela Université du Québec à Montréal - Canadá, sob a orientação do Professor Ph.D. Richard Morin, com título revalidado pela Universidade de São Paulo. Mestre em Ciências Aplicadas - orientação Habitat & Desenvolvimento, pela Université Catholique de Louvain - Bélgica, sob a orientação do Professor Ph.D. Hermann Becker, com título revalidado pela Universidade de São Paulo. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - Brasil. Foi Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, pertencente ao Programa de Pós Graduação em Urbanismo - POSURB - PUC-Campinas (2012-2014). Foi Editor da Oculum Ensaios - Revista de Arquitetura e Urbanismo - POSURB-PUC-Campinas (2012-2014). Foi Professor Adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, pertencente ao Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana - PPGTU - PUCPR (2007-2011). Foi Editor da Urbe - Revista Brasileira de Gestão Urbana - PPGTU-PUCPR (2007-2011). Foi professor visitante na Université de Rennes 2, no Laboratório Espace & Société - ESO - Rennes, França (2013). Foi professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo na UNIMEP - Santa Bárbara D'Oeste, UNISANTA - Santos, FIAMFAAM - São Paulo e FAU-USP - São Paulo. Possui também experiência em Órgãos Públicos (Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano da Prefeitura Municipal de São Paulo, Empresa Metropolitana de Urbanização e Câmara Municipal de São Paulo), empresas privadas (RZS S.A, DEMACAMP S.A, Consórcio Nacional de Engenheiros Consultores, Fronteira Norte S.A.) e Ongs (Instituto Cidadania, Instituto Pólis, Via Pública, Ambiens Cooperativa e Institut pour la Ville en Mouvement). Tem experiência acadêmica e profissional na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase na Produção da Espaço Urbano e Urbanização no Brasil e na América Latina, bem como Habitação Social, Sociedade e Estado, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas habitacionais e fundiárias, política urbana e ambiental, planejamento e gestão territorial, governança urbana e participação social, instrumentos urbanísticos e mobilidade urbana, bem como teoria e prática do urbanismo. 

Downloads

Publicado

2016-04-04

Como Citar

Editorial v. 11 n. 1. (2016). Gestão & Tecnologia De Projetos, 11(1), 5-6. https://doi.org/10.11606/gtp.v11i1.113606