O foco da atenção visual em pessoas com deficiência motora através do Eye tracking

uma experiência em ambiente construído público

Palavras-chave: Eye Tracking, Pessoas com mobilidade reduzida, Tecnologia assistiva, Proknow-C.

Resumo

Obter um ambiente construído acessível a todos, incluindo as pessoas com mobilidade reduzida, que ofereça conforto e permita realizar os deslocamentos com segurança é uma necessidade cada vez mais importante para os profissionais. Na procura de aplicar de novas tecnologias que visem implementar os princípios do Desenho Universal, identificasse o Eye Tracking como uma ferramenta que permite conhecer a percepção do usuário e auxiliar os profissionais nos processos de tomada de decisão. Sendo o Eye Tracking uma tecnologia assistiva que permite identificar objetivamente a percepção visual, realizou-se uma experiência que permite analisar as dificuldades na identificação visual interna das edificações. O objetivo deste artigo é identificar o foco de atenção visual em pessoas com deficiência motora usando o eye tracking. Para realizar a experiência utilizaram-se óculos do eye tracking da SensoMotoric Instruments (SMI) e analisam-se os dados com o software BeGaze versão 3.6, com um cadeirante e um usuário de prótese na perna.  Os resultados indicam que a ausência de informação visual dificulta que as pessoas localizem e identifiquem a rota correta para o deslocamento dentro de um edifício, e o uso de tecnologias assistivas diminuem a subjetividade na tomada de decisões para tonar os ambientes acessíveis.  As análises mostram que os participantes não fixaram o olhar em pontos específicos, pois permaneciam procurando a informação visual no prédio, condição que gerou falta de orientação e dificuldades para definir a rota certa no deslocamento. Em esta atividade foi possível validar uma aplicação do equipamento para contribuir na tomada de decisão dos professionais para tonar os ambientes acessíveis. Além disso, reconheceram-se as particularidades no uso da Tecnologia Assistiva, os óculos eye tracker, e a possibilidade de serem usados na análise de diversas tarefas contribuindo no Design, no projeto de Arquitetura e na Engenharia.

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Biografia do Autor

Giselle Schmidt A. D. Merino, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Pesquisadora na área de Design. Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Design da Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis) e do Programa de Pós-graduação em Design da Univille (Joinville). Pós Doutora em Fatores Humanos pela Universidade do Estado de Santa Catarina em convênio com a Universidade Politécnica de Valencia, Espanha (2017). Pesquisadora com bolsa de Produtividade do CNPq.

Carmen Elena Martinez Riascos, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Faz parte da equipe do Núcleo de Gestão de Design e Laboratório de Design e Usabilidade da UFSC (NGD/LDU-UFSC). Membro da Rede de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva (RPDTA). 

Angelina Dias Leão Costa, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Desde 2008 é professora associada do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Paraíba -UFPB, e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo PPGAU-UFPB. Atualmente realiza estágio pós-doutoral no PPGAU UFRN, com bolsa PNPD da CAPES. A pesquisadora implantou e coordena o LACESSE - Laboratório de Acessibilidade da UFPB e o grupo de pesquisa & quot; Qualidade, Acessibilidade e Percepção do Ambiente Construído & quot; certificado pela UFPB e CNPq.

Gleice Virginia Medeiros de Azambuja Elali, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Arquiteta-Urbanista e Psicologa pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), mestre e doutora em Estruturas Ambientais Urbanas (Arquitetura e Urbanismo) pela Universidade de São Paulo. Pesquisadora com bolsa de Produtividade do CNPq, vinculada ao grupo de pesquisa Inter-Ações Pessoa-Ambiente (UFRN) e ao grupo de pesquisa Projetar (UFRN)

Eugenio Merino, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina e coordena o Núcleo de Gestão de Design e o Laboratório de Design e Usabilidade. Participa dos programas de pós-graduação em Design e Engenharia de Produção ambos da UFSC. Faz parte do grupo de avaliadores do INEP/MEC e do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina na avaliação de cursos. Realizou Estagio Sênior na Universidad Politécnica de Valencia (Espanha - CAPES). É pesquisador CNPq (PQ1C), Coordenador do Comité Assessor do CNPq (CA DI) e líder do grupo de pesquisa em Gestão de Design. Membro do Grupo Assessor Especial da Diretoria de Relações Internacionais da CAPES (GAE-DRI).

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Publicado
2018-12-26
Como Citar
Merino, G., Riascos, C. E., Costa, A., Elali, G. V. M. de A., & Merino, E. (2018). O foco da atenção visual em pessoas com deficiência motora através do Eye tracking. Gestão & Tecnologia De Projetos, 13(3), 7-20. https://doi.org/10.11606/gtp.v13i3.146091
Seção
Artigos