Calçadas Drenantes: intervenções físicas com desenvolvimento social

  • Daniella Naomi Yamana Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Jady Medeiros Universidade São Judas Tadeu
  • Eduardo Ignacio Lopes Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Paulo Eduardo Fonseca de Campos Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Palavras-chave: Urbanismo colaborativo, Drenagem urbana, Microconcreto, Fabricação digital

Resumo

Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma pesquisa aplicada relacionada à instalação de um sistema de microdrenagem de águas pluviais em áreas de vulnerabilidade socioeconômica na cidade de São Paulo, Brasil. Para tal, foi empregada a pré-fabricação leve em microconcreto de alto desempenho, moldado em fôrmas produzidas com o auxílio de máquinas de fabricação digital. O principal objetivo é promover melhoramentos urbanos em assentamentos precários acompanhados de desenvolvimento econômico local, fomentado pela autogestão e produção comunitária. Ademais, nota-se a importância para esta pesquisa de se encorajar processos participativos que envolvem a comunidade local em atividades para resolução de problemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniella Naomi Yamana, Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Arquiteta e urbanista formada em 2018 pela FAUUSP.

Jady Medeiros, Universidade São Judas Tadeu

Arquiteta e urbanista formada em 2017 pela Universidade São Judas Tadeu.

Eduardo Ignacio Lopes, Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Arquiteto graduado pela UNESP em 1997 e empreendedor digital. Doutorando em Arquitetura pela FAU USP, onde desenvolve atualmente a sua pesquisa sobre elementos pré fabricados leves em concreto de alto desempenho com o uso da fabricação robótica.

Paulo Eduardo Fonseca de Campos, Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Professor Doutor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP), onde coordena o laboratório de fabricação digital FAB LAB SP e o Grupo de Pesquisa DIGI-FAB – Tecnologias digitais de fabricação aplicadas à produção do Design e Arquitetura Contemporâneos. Pesquisador visitante na Newcastle University, no Reino Unido, onde desenvolveu Pós-Doutorado com Bolsa de Pesquisa no Exterior (BPE) concedida pela FAPESP (2014-2015). É graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1981). Mestre em Engenharia de Construção Civil e Urbana pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1989). Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2002). Coordenou o Curso de Design da FAUUSP (2011-2013). Foi superintendente do Comitê Brasileiro da Construção Civil (CB-02) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) (2012-2015). Atua no Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) do Ministério das Cidades, onde é membro do Comitê Nacional de Desenvolvimento Tecnológico da Habitação (CTECH). Diretor Técnico da ABCIC-Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (Biênio 2003-2004). Consultor internacional em tecnologia para habitação do PNUD-Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (2006). Coordenador internacional do Projeto de Pesquisa MicroCAD do Programa Iberoamericano de Cooperação CYTED (2008-2013). Membro correspondente do Grupo de Trabalho sobre Pré-fabricação da FIB-Fédération Internationale du Béton. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em sistemas construtivos industrializados, atuando principalmente nos seguintes temas: pré-fabricados, habitação, concreto de alto desempenho, urbanização e saneamento.

Referências

ADVFN BRASIL. Indicadores econômicos – PNAD. Disponível em: < http://br.advfn.com/indicadores/pnad>. Acesso em: 16 jul. 2017.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Projeto e execução de argamassa armada: NBR 11173. Rio de Janeiro: 1990.

BARAVELLI, J.E. O cooperativismo uruguaio na habitação social de São Paulo: Das cooperativas FUCVAM à Associação de Moradia Unidos de Vila Nova Cachoeirinha. Dissertação de Mestrado - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

FONSECA DE CAMPOS, P.E (org.). Microconcreto de Alto Desempeño: La tecnologia del MicroCAD aplicada en la construcción del hábitat social. São Paulo: Mandarim, 2013.

FONSECA DE CAMPOS, P.E. Tecnologias para a construção do Habitat Social: O microconcreto de alto desempenho para o desenvolvimento da pré-fabricação leve. In: 4º CONGRESSO INTERNACIONAL DE HABITAÇÃO NO ESPAÇO LUSÓFONO, 2017, Covilhã, Portugal.

FONSECA DE CAMPOS, P.E., YAMAGUTI, A., KENCHIAN, A. Pré-Fabricação por Ajuda-Mútua. III Simpósio Ibero-Americano sobre técnicas Construtivas Industrializadas para Habitação de Interesse Social e I Fórum Brasileiro da Construção Industrializada–Habitação, 1993, São Paulo.

GERSHENFELD, N. FAB: The coming revolution on your desktop – From personal computers to personal fabrication. Cambridge, MA: Basic Books, 2005.

INSTITUTO TRATA BRASIL. Benefícios Econômicos da Expansão do Saneamento Brasileiro. Fundação Getúlio Vargas, 2010.

MARICATO, E. Metrópole, legislação e desigualdade. Estudos Avançados, São Paulo, v.17, n.48, p.151-166, 2003.

SOARES, J. P. Processo de Design em Arquitetura: Complexidade e meios digitais. Tese de Mestrado – Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, São Carlos, 2013.

Publicado
2019-09-06
Como Citar
Yamana, D. N., Medeiros, J., Lopes, E. I., & Fonseca de Campos, P. E. (2019). Calçadas Drenantes: intervenções físicas com desenvolvimento social. Gestão & Tecnologia De Projetos, 14(1), 9-24. https://doi.org/10.11606/gtp.v14i1.147900