Relato de experiência piloto para adoção de método para programa de inovação em instituição de educação tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/gtp.v14i2.157459

Palavras-chave:

Projeto, Design, Inovação

Resumo

Este artigo contém o resultado de uma dissertação de mestrado profissional em design, na qual foi realizado um estudo de caso de Projeto de Design na Implementação de Programa de Inovação em entidades de Educação Tecnológica. Utilizando-se da metodologia do design thinking da Stanford d.school para guiar os passos da implementação, a proposta objetiva: (1) estruturar, a partir da imersão da empatia, um modelo tático para ser utilizado na implementação do programa de inovação; (2) executar um projeto piloto que espelhe as nuances enfrentadas pela implementação de programa de inovação na educação tecnológica; e (3) implementar, a partir do design, o programa de inovação na educação tecnológica. Os resultados impuseram uma nova abordagem à educação profi ssional nas escolas aplicadas, como conectaram a estratégia da entidade frente às novas tendências da aprendizagem industrial.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BROWN, J. S.; DUGUID, P. Organizational Learning and Communities-of-Practice: Toward a Unified View of Working, Learning, and Innovation. Organization Scien-ce, v. 2, n. 1, p. 40–57, 1991.

CAMPOS, A. F. A (Re) Invenção do Design Instrucional na Perspectiva da Complexidade. Dissertação (Mestrado em Educação), da Universidade Estácio de Sá. Rio de Janeiro, 2013.

DOCHERTY, C. Perspectives on Design Thinking for Social Innovation. The Design Journal, v. 20, n. 6, p. 719–724, 2017.

GACHAGO, D. et al. Developing eLearning champions: a design thinking approach. International Journal of Educational Technology in Higher Education, v. 14, n. 1, p. 30, 2017.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4a ed. São Paulo: Atlas, 2002.

KOLKO, J. Design Thinking Comes of Age. Harvard Business Review, n. September, 2015.

LIU, Y. C. et al. Spontaneous analogising caused by text stimuli in design thinking: differences between higher- and lower-creativity groups. Cognitive Neurodynamics, p. 1–17, 2017.

OXMAN, R.; GU, N. Theories and Models of Parametric Design Thinking. Real Time - Proceedings of the 33rd eCAADe Conference Vienna, Austria, 16-18 September, v. 2, p. 477–482, 2015.

PANDEY, S. Proto Design Practice : translating design thinking practices to organizational settings. Interaction Design and Architecture(s) Journal (IxD&A), n. June, p. 129–158, 2015.

PAULA, D.; CORMICAN, K. Understanding Design Thinking in Design Studies (2006-2015): a Systematic Mapping Study. DS 84: Proceedings of the DESIGN 2016 - 14th International Design Conference, n. May, 2016.

PEREIRA, P. Z. O pensamento criativo no processo projetual: Proposta de um framework para auxiliar a criatividade em grupos de design. Tese (Doutorado em Design) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2016.

PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed Editora, 1999, p. 9-23.

PROVDANOV, C. C.; FREITAS, E. C. DE. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2a ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

SAHER, N. Maker Space & Design Thinking: Emerging Technologies for Achieving Creativity and Innovation in Schools. 4Th International Conference on Education and Social Sciences (Intcess 2017), n. February, p. 336–341, 2017.

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL - SENAI. Metodologia SENAI de Educação Profissional. Diretoria ed. Brasília: Departamento Nacional, 2013.

STEPHENS, J. P.; BOLAND, B. J. The Aesthetic Knowledge Problem of Problem-Solving With Design Thinking. Journal of Management Inquiry, v. 24, n. 3, p. 219–232, 2015.

THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-ação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1986.

YIN, R. K. Estudo de Caso: Planejamento e método. 2a ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

2019-12-17

Como Citar

BENEVIDES JÚNIOR, Acursio Ypiranga; MOTA, Sheila Cordeiro. Relato de experiência piloto para adoção de método para programa de inovação em instituição de educação tecnológica. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 14, n. 2, p. 75–90, 2019. DOI: 10.11606/gtp.v14i2.157459. Disponível em: https://revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/157459.. Acesso em: 26 abr. 2024.