Uma Teoria Para a Aplicação da Tecnologia da Informação nos Espaços Urbanos

Autores

  • Renato Cesar Ferreira de Souza EAUFMG
  • Maria Lúcia Malard UFMG

DOI:

https://doi.org/10.4237/gtp.v1i1.105

Palavras-chave:

Tecnologia de Informação, arquitetura, projeto urbano, computação ubíqua.

Resumo

Proposta: Descrever a pesquisa para o desenvolvimento de quadro teórico de apoio a arquitetos para aplicação de tecnologia da Informação (TI) no projeto urbano. Método de pesquisa/Abordagens: No quadro conceitual desenvolvido, componentes eletrônicos tais como microprocessadores, sensores, telas, etiquetas eletrônicas, servomecanismos, etc., foram entendidos como um meio de, juntamente com reformas físicas, revitalizar lugares urbanos. Observando a possibilidade de os componentes da TI ajudarem a fortalecer qualidades tais como a territorialidade, a privacidade, a identidade e a ambiência, foram analisados três estudos de caso onde o quadro teórico foi aplicado por arquitetos em projetos urbanos. Resultados: Conclui-se que há razões para se empregar TI de modo mais apropriado nos projetos urbanos, observando-se a natureza do lugar e as atividades que nele ocorrem. O trabalho finaliza sugerindo possíveis encaminhamentos de pesquisa. Contribuições/Originalidade: Teoria para o emprego de TI no espaço urbano. Palavras-chave: Tecnologia de Informação, arquitetura, projeto urbano, computação ubíqua.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Renato Cesar Ferreira de Souza, EAUFMG
    Ph.D. pela School of Architecture da The University of Sheffield - UK, PCHE (Post-graduate Certificate in Higher Education) pela School of Education da The University of Sheffield - UK, Mestre pela Escola de Arquitetura da UFMG, atua como Prof. Adjunto do Departamento de Projetos da EAUFMG e do Núcleo de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo NPGAU.
  • Maria Lúcia Malard, UFMG
    Ph.D. pela School of Architecture da The University of Sheffield- UK, Pós-Doutorado pela University of Warwick - UK, Profª Titular do Departamento de Projetos da EAUFMG, Profª do Núcleo de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo NPGAU.

Downloads

Publicado

2010-05-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Uma Teoria Para a Aplicação da Tecnologia da Informação nos Espaços Urbanos. (2010). Gestão & Tecnologia De Projetos, 5(1), 1-23. https://doi.org/10.4237/gtp.v1i1.105