AVALIAÇÃO DE CONFORTO E QUALIDADE DE AMBIENTES HOSPITALARES

  • Ana Virgínia Carvalhaes de Faria Sampaio Universidade Estadual de Londrina
  • Suzana Sousa Chagas Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: arquitetura hospitalar, humanização, conforto ambiental

Resumo

Divulgar parte de um instrumento que possa auxiliar na avaliação de ambientes hospitalares como também ser utilizado por profissionais da área de projetos da área de saúde em geral para a criação de ambientes mais humanos, confortáveis e de qualidade. Método de pesquisa/Abordagens: A partir de revisão bibliográfica sobre o assunto e dos resultados obtidos em uma pesquisa que foi parte do desenvolvimento da tese de doutorado, iniciou-se outra pesquisa, ainda em andamento, que já tem contribuído para algumas conclusões como as que originaram esse artigo, no que diz respeito especificamente às diretrizes de conforto, qualidade e humanização de espaços hospitalares. Resultados: Os resultados são tabelas de avaliação com diretrizes sugeridas para a obtenção de ambientes de qualidade. Essas tabelas fazem parte do instrumento originado da tese, o AVALHOSP. Contribuições/Originalidade: Espera-se com esse trabalho contribuir para a melhoria dos ambientes hospitalares através da conscientização de profissionais que projetam edifícios para essa área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Virgínia Carvalhaes de Faria Sampaio, Universidade Estadual de Londrina
Docente das Disciplinas Conforto Ambiental e Avaliação Pós-Ocupação do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Londrina, Paraná.
Suzana Sousa Chagas, Universidade Estadual de Londrina
Discente de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Londrina
Publicado
2010-11-11
Como Citar
Sampaio, A. V., & Chagas, S. (2010). AVALIAÇÃO DE CONFORTO E QUALIDADE DE AMBIENTES HOSPITALARES. Gestão & Tecnologia De Projetos, 5(2), p. 155-179. https://doi.org/10.4237/gtp.v5i2.107