MODELAGEM PARAMÉTRICA, CRIATIVIDADE E PROJETO: DUAS EXPERIÊNCIAS COM ESTUDANTES DE ARQUITETURA

Autores

  • Wilson Florio Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.4237/gtp.v6i2.211

Palavras-chave:

Modelagem Paramétrica, Cortadora a laser, Grasshopper, Processo de Projeto, Parametrização

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre o uso da modelagem paramétrica em duas experiências didáticas. O primeiro experimento envolveu recursos do programa Paracloud e sua relação com o programa Rhinoceros, que resultou na produção de modelos físicos produzidos com o auxílio da cortadora a laser. No segundo experimento, os estudantes produziram algoritmos no Grasshopper, resultando em famílias de estruturas e coberturas. O objeto de estudo são os algoritmos e modelos físicos e digitais resultantes desta experimentação. Os resultados obtidos nos permitem afirmar que a modelagem paramétrica estimula a criatividade, pois permite a combinação de diferentes parâmetros, que resultam em descobertas inesperadas.

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Publicado

2012-02-04

Como Citar

FLORIO, Wilson. MODELAGEM PARAMÉTRICA, CRIATIVIDADE E PROJETO: DUAS EXPERIÊNCIAS COM ESTUDANTES DE ARQUITETURA. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 6, n. 2, p. 43–66, 2012. DOI: 10.4237/gtp.v6i2.211. Disponível em: https://revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/51010.. Acesso em: 24 abr. 2024.