A PARTICIPAÇÃO DO ARQUITETO NO MODELO DE PROJETO INTEGRADO (IPD): A PRINCIPAL TENDÊNCIA DE MUDANÇA PARA AS EMPRESAS DE PROJETO DE ARQUITETURA?

Autores

  • Leentje Volker Delft University of Technology
  • Robert Klein Delft University of Technology

DOI:

https://doi.org/10.4237/gtp.v5i3.181

Palavras-chave:

empresas de projeto de arquitetura, integrated project delivery, estrutura organizacional

Resumo

A indústria da construção está migrando cada vez mais para o modelo de Projeto Integrado (IPD). A maioria das pesquisas sobre IPD foca os contratantes;, contudo, os arquitetos também poderiam melhorar sua posição competitiva e portfólio de projetos, assumindo um papel ativo na inovação de projetos integrados. Com base em uma pesquisa com 110 empresas de projeto de arquitetura holandesas, são descritos os casos de empresas que demonstraram interesse em práticas integradas como parte de sua estratégia competitiva. Os resultados desta pesquisa revelam os fatores críticos que são os motores de mudança no mercado atual e as estratégias organizacionais adotadas pelas empresas de projeto de arquitetura. Particularmente, a busca de um maior controle sobre os processos construtivos e a qualidade do produto tem levado as empresas a pensarem em mudar suas estratégias. Empresas muito pequenas ou muito grandes aparentam especial interesse em competir no mercado de IPD. Os perfis de empresas de projeto que foram encontrados na pesquisa parecem contrastar com as expectativas da literatura sobre a organização desse tipo de empresas, o que poderia ser resultado da sua necessidade de flexibilidade e adaptabilidade, a fim de entregar soluções criativas. No entanto, os resultados indicam que as chances são altas que no futuro uma parte significativa das empresas de projeto de arquitetura atuará no mercado de Projetos Integrados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Leentje Volker, Delft University of Technology
    Faculty of Architecture, Department of Real Estate and Housing, Delft University of Technology, the Netherlands.
  • Robert Klein, Delft University of Technology
    Faculty of Architecture, Department of Real Estate and Housing, Delft University of Technology, the Netherlands.

Publicado

2010-12-01

Como Citar

VOLKER, Leentje; KLEIN, Robert. A PARTICIPAÇÃO DO ARQUITETO NO MODELO DE PROJETO INTEGRADO (IPD): A PRINCIPAL TENDÊNCIA DE MUDANÇA PARA AS EMPRESAS DE PROJETO DE ARQUITETURA?. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 5, n. 3, p. p. 39–58, 2010. DOI: 10.4237/gtp.v5i3.181. Disponível em: https://revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/79517.. Acesso em: 17 abr. 2024.