MÉTODOS DE ANÁLISE DE PROJETOS HABITACIONAIS: UMA DISCUSSÃO SOBRE O MÉTODO I+D+VS

Autores

  • Cássia Bartsch Nagle Programa de Pós-graduação em Arquitetura, Tecnologia e Cidade, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Campinas, SP
  • Katrin Rappl Universidade Estadual de Campinas
  • Leandro Silva Medrano Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.11606/gtp.v8i2.80952

Resumo

Os métodos de análise e avaliação de projetos habitacionais são fundamentais no sentido de auxiliar o processo projetual e, consequentemente, melhorar a qualidade das moradias. Neste sentido, este artigo tem como objetivo apresentar e discutir um método de análise empregado no campo da habitação social em diferentes países: o método I+D+VS, do grupo de pesquisa NuTAC, Nuevas Técnicas y Vivienda Social, da UPM. Além de uma análise crítica, pretende-se verificar a possibilidade de aplicação desse método no cenário brasileiro, apontando adaptações necessárias à realidade social, econômica, ambiental e cultural de cada país. Por fim, como pesquisa futura, incentiva-se a criação de um método de avaliação a partir de softwares capazes de gerar gráficos e comparações entre os projetos a partir dos dados analisados, com a incorporação de valores aos parâmetros de análise do I+D+VS. Busca-se, portanto, ampliar a discussão sobre métodos de análise e avaliação de projetos habitacionais, auxiliando o aperfeiçoamento dos métodos e contribuindo para a aplicação destes na realidade brasileira.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cássia Bartsch Nagle, Programa de Pós-graduação em Arquitetura, Tecnologia e Cidade, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Campinas, SP

    Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Campinas (2011), primeiro lugar da turma. Em 2008 e 2009 realizou Pesquisa de Iniciação Científica (FAPESP), com o tema "Auxílio a projeto para redução de impactos ambientais de edifícios: biblioteca de estratégias aplicáveis e de tecnologias disponíveis no Brasil", sob orientação da Professora Dra. Vanessa Gomes da Silva. Em 2009 e 2010 realizou Intercâmbio Universitário na Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, Portugal. Posteriormente, realizou Intercâmbio Universitário na Universidade de Salamanca, Espanha, e na Universidade de Leipzig, Alemanha. Atualmente é Aluna Regular de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Tecnologia e Cidade, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Brasil, bolsista FAPESP, com o tema "Habitação de interesse social em centros urbanos consolidados: análise de projetos elaborados na cidade de São Paulo e em Madri (2004-2012)", sob orientação do Professor Dr. Leandro Silva Medrano e pesquisadora do grupo LEAC (Laboratório de Estudos em Arquitetura Contemporânea).

     

  • Katrin Rappl, Universidade Estadual de Campinas

    Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Atualmente é aluna regular de mestrado no programa Arquitetura, Tecnologia e Cidade pela Universidade Estadual de Campinas e pesquisadora do grupo LEAC (Laboratório de Estudos em Arquitetura Contemporânea). Atua principalmente nos seguintes temas: habitação social, políticas públicas habitacionais e desenho urbano.

     

    CV LATTES

  • Leandro Silva Medrano, Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

    Professor do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da FAU-USP. Arquiteto e Urbanista pela FAU-USP, 1992. Mestre em Teoria e História da arquitetura e do urbanismo pela Universitat Politecnica de Catalunya (ETSAB-UPC), 1995. Doutor pela FAU-USP, 2000. Livre-docente pela Unicamp, 2010. Seus principais trabalhos abordam a relação entre a habitação e o desenvolvimento urbano das cidades contemporâneas. Teoria da arquitetura e do urbanismo, urbanização, megacidades, economia urbana, planejamento urbano e sociologia urbana, são alguns dos campos envolvidos em suas pesquisas recentes. Foi organizador e professor dos cursos de extensão: "A metrópole contemporânea" (FUPAM-USP) e "Projeto MOSAICO-dinâmicas sociais e urbanas no centro histórico de São Luís, MA" (Aprendiz/Unicamp). Mantém parcerias com grupos de pesquisas do Brasil e exterior, como o Grupo de Investigación en Vivienda Colectiva (GIVCO), da Universidade Politécnica de Madrid. Como parte de sua carreira em desenvolvimento, passou um período como professor visitante na ETSAM-UPM (Madri, 2012). Foi professor na Unicamp de 2003 a 2013, onde atuou nos seguintes cargos: Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo (2006-2010), Conselho Superior do Museu de Ciências da Unicamp (2009-2013), Comitê Executivo do Museu de Artes Visuais da Unicamp (2011-2013), Coordenador do Serviço de Apoio ao Estudante - SAE (2010-2013), GT de criação do Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS) e o Grupo de Estudos do Contemporâneo do CEAv (desde 2011). É editor e criador da revista especializada e arbitrada PARC (http://revistaparc.fec.unicamp.br). Foi contemplado com o Projeto Jovem Pesquisador da FAPESP (2006-2009), com o Auxílio Regular FAPESP (2010-atual) e pelo Edital CAPES/DGU no. 040/2012 (atual). É Bolsista de Produtividade do CNPq desde 2010. 

    CV LATTES

Referências

ALEXANDER, C.; ISHIKAWA, S.; SILVERSTEIN, M.; JACOBSON, M.; FIKSDAHL-KING, I.; ANGEL, S. A pattern language: towns, buildings, construction. New York: Oxford Univ., 1977.

ANTONCIC, R. P. de A. Domicilio urbano. Santiago: ARQ, 2006.

BENEDIKT, M. Introduction. In: SAUNDERS, W. S. (ed.) Judging Architecture. Minneapolis: University of Minnesota, 2007.

COSTA, J.M. Métodos de avaliação da qualidade de projectos de edifícios de habitação. 1995. Dissertação (Mestrado) - Universidade do Porto, Porto, 1995.

FRAMPTON, K. História crítica da arquitetura moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

LAWSON, B. How designers think: the design process demystified. 3rd ed. Oxford: Architectural, 1997.

MARTÍN BLAS, Sergio Martín. I+D+VS: Futuro de la Vivienda Social en 7 Ciudades. Fundación Cultural COAM. Nov. 2011.

MEDRANO, Leandro. Habitação coletiva e cidade. Invenção sem ruptura. Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP, v. 27, p. 62-79, 2010.

MONTANER, J. M. Arquitetura e crítica. 2ed. Gustavo Gili: Barcelona, 2007.

REIS, Antônio Tarcísio da Luz; LAY, Maria Cristina Dias. Avaliação da qualidade de projetos – uma abordagem perceptiva e cognitiva. In: Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 6, n. 3, p. 21-34, jul./set. 2006

______. Análise quantitativa na área de estudos ambiente-comportamento. In: Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 21-36, abr./jun. 2005.

SOUSA, M.J.C.N.C. Aplicação do método SEL a projectos de edifícios da habitação elaborados em Portugal. 1994. Dissertação (Mestrado)–Universidade do Porto, Porto, 1994.

Downloads

Publicado

2013-12-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

NAGLE, Cássia Bartsch; RAPPL, Katrin; MEDRANO, Leandro Silva. MÉTODOS DE ANÁLISE DE PROJETOS HABITACIONAIS: UMA DISCUSSÃO SOBRE O MÉTODO I+D+VS. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 8, n. 2, p. 105–115, 2013. DOI: 10.11606/gtp.v8i2.80952. Disponível em: https://revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/80952.. Acesso em: 25 abr. 2024.