SISTEMAS DE VEDAÇÃO EM ALVENARIA PARA EDIFÍCIOS DE ESTRUTURA METÁLICA: DETALHAMENTO COM BASE NA PREVENÇÃO DE MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS

Autores

  • André Araujo Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Universidade Estadual de Campinas
  • José Luiz Rangel Paes Departamento de Engenharia Civil, Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG
  • Gustavo de Souza Veríssimo Departamento de Engenharia Civil, Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Universidade Federal de Viçosa,Viçosa, MG

DOI:

https://doi.org/10.11606/gtp.v8i2.80961

Palavras-chave:

Building pathology, steel structure, masonry systems.

Resumo

O desempenho de edifícios quanto à durabilidade está relacionado com a característica dos projetos em prever sistemas, com vistas à condição de exposição ambiental para a qual estarão submetidos. O presente artigo apresenta uma proposta para o projeto de sistemas de vedação em alvenaria para edifícios de estrutura metálica, com o intuito de proporcionar um bom desempenho quanto à durabilidade da estrutura e da vedação. Como subsídio, avaliou-se o desempenho das alvenarias de três edifícios institucionais, recentemente construídos, por meio da vistoria técnica de suas manifestações patológicas. Selecionaram-se edifícios com variações no tipo de vedação, no tipo de ligações alvenariaestrutura e no tratamento dado às fachadas. Avaliaram-se as informações produzidas em projeto e a eficácia dos detalhes. A partir dessas informações, qualificaram-se as práticas adotadas e identificaram-se, dentro de uma sequência de procedimentos, ações preventivas ao surgimento das manifestações patológicas. Por fim, são apresentdos os resultados da utilização dessas ações como norteadoras em um exercício de projeto.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • André Araujo, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Universidade Estadual de Campinas

    André L. Araujo é arquiteto e mestre em engenharia civil pela UFV. Atualmente é bolsista FAPESP e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Tecnologia e Cidade da UNICAMP, no qual é orientado pela Profa. Dra. Gabriela Celani e pelo Prof. Dr. José Luiz Antunes de Oliveira e Sousa. Desde 2012 é assistente de pesquisa do Laboratório de Automação e Prototipagem para Arquitetura e Construção (LAPAC) e vinculado ao grupo de pesquisa Teorias e Tecnologias Contemporâneas Aplicadas ao Projeto. Desde 2013 é representante discente da Pós-ATC. Anteriormente, nos anos de 2009-2011, foi professor do curso de arquitetura e urbanismo da UFV e coordenador da disciplina geometria descritiva. No mesmo período foi o responsável técnico do projeto de arquitetura do edifício dos laboratórios de engenharia (LBE/UFV) e participou do desenvolvimento de outros 5 projetos ligados ao Programa de Reestruturação das Universidades Federais (REUNI). Recentemente tem desenvolvido pesquisas na área de Design Computacional, que engloba a aplicação na arquitetura e urbanismo de teorias, métodos e tecnologias oriundas da computação, lógica, matemática e inteligência artificial. Possui trabalhos publicados em congressos nacionais e internacionais nas áreas de prototipagem rápida, fabricação digital, digitalização 3D, automatização do processo de projeto, modelagem paramétrica, sistemas generativos, dentre outras. Em sua pesquisa de doutorado, desenvolve algoritmos bioinspirados em processos de emergência (John Holland, Emergence, 1999), fundamentados em cellular automata (Stephen Wolfram, A New Kind of Science, 2002), para a geração de estruturas espaciais complexas, e sua fabricação com equipamentos de controle numérico computacional. Tem interesse em grande parte das pesquisas sobre Computer-Aided Architectural Design (CAAD) divulgadas pelas associações Architectural Computing e Smart Geometry.


    CV LATTES

  • José Luiz Rangel Paes, Departamento de Engenharia Civil, Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG

    JOSÉ LUIZ RANGEL PAES - Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Viçosa (1986), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (1994) e doutorado em Ingeniería de la Construcción - Universitat Politecnica de Catalunya (2003). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas Metálicas e Mistas, atuando principalmente nos seguintes temas: estruturas, estruturas metálicas, estruturas mistas, slim floor, sistemas construtivos, sistemas computationais. Possui um produto tecnológico com patente no INPI. Orientou Dissertações de Mestrado, co-orientou Teses de Doutorado, orientou trabalhos de conclusão de curso de graduação em Engenharia Civil e orientou trabalhos de iniciação científica. Atualmente é Assessor para Gestão da Qualidade e Inovação em Infraestrutura da Pró-Reitoria de Administração da Universidade Federal de Viçosa.

    CV LATTES

  • Gustavo de Souza Veríssimo, Departamento de Engenharia Civil, Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Universidade Federal de Viçosa,Viçosa, MG

    concluiu o doutorado em Engenharia de Estruturas pela Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais em 2007, tendo feito doutorado sanduíche com a Universidade do Minho em Portugal. Atualmente é PROFESSOR ADJUNTO do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e professor orientador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da UFV. Atua nas áreas de estruturas de aço, estruturas mistas de aço e concreto, análise experimental de estruturas e computação aplicada à engenharia estrutural. Publicou 7 artigos completos em periódicos (um deles premiado no AISC) e 44 em anais de eventos. Possui 13 softwares e um produto tecnológico com patente no INPI. Orientou 10 Dissertações de Mestrado (6 como co-orientador), orientou 5 trabalhos de conclusão de Curso de Graduação em Engenharia Civil, coorientou 6 trabalhos finais de graduação em Arquitetura, orientou 1 trabalho de conclusão de Curso de Graduação em Engenharia Mecânica e 9 trabalhos de iniciação científica. Atualmente orienta uma tese de doutorado (orientador), 7 dissertações de mestrado e 2 trabalhos de IC. Coordenou 3 projetos de pesquisa e, presentemente, coordena um projeto e participa de 2 outros. Proferiu 11 palestras e 1 curso de curta duração.

    CV LATTES

Referências

BEALL, C. Masonry design and detailing: for architects, engineers and contractors. 4th ed. New York: McGraw- Hill, 1997. 613 p.

CORRÊA, C. V.; ANDERY, P. R. P. Dificuldades para a implementação de projetos para a produção de alvenaria: um estudo de caso. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 1, n. 1, p. 104-125, nov. 2006. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/50895>. doi:http://dx.doi.org/10.4237/gtp.v1i1.15.

COELHO, R. Interface entre perfis estruturais e laminados e sistemas complementares. 3. ed. São Paulo: Gerdau-Açominas, 2004. 63 p. (Coletânea do uso do aço, v. 1).

LORDSLEEM JUNIOR, A. C.; MELHADO, S. B. Análise de escopo do projeto para a produção da alvenaria de vedação. Gestão e Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 6, n. 1, p. 3-14, maio 2011. ISSN 1981-1543. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/51000>. doi:http://dx.doi.org/10.4237/gtp.v6i1.193.

PLUMRIDGE, A.; MEULENKAMP, W. Brickwork: architecture and design. London: Studio Vista, 1993. 224 p.

LASKA, W. Masonry and steel: Detailing Handbook. Chicago: Aberdeen Group, 1993. 218 p.

LICHTENSTEIN, N. B. Patologia das construções. São Paulo: EdUSP, 1986. (Boletim técnico, n. 06/86).

MATTHYS, J. H. (Org.) Masonry designers guide boulder. American Concrete Institute, 1993. PMCid:PMC1421810.

PEÑA, M. D.; FRANCO, L. S. Método para elaboração de projetos para a produção de vedações verticais em alvenaria. Gestão e Tecnologia de Projetos. São Carlos, v. 1, n. 1, p. 126-153, nov. 2006. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/50896>. doi:http://dx.doi.org/10.4237/gtp.v1i1.17.

SOUZA, V. C. M.; RIPPER, T. Patologia, recuperação e reforço de estruturas de concreto. São Paulo: Pini, 1998. 255 p.

Downloads

Publicado

2013-12-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ARAUJO, André; PAES, José Luiz Rangel; VERÍSSIMO, Gustavo de Souza. SISTEMAS DE VEDAÇÃO EM ALVENARIA PARA EDIFÍCIOS DE ESTRUTURA METÁLICA: DETALHAMENTO COM BASE NA PREVENÇÃO DE MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 8, n. 2, p. 27–45, 2013. DOI: 10.11606/gtp.v8i2.80961. Disponível em: https://revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/80961.. Acesso em: 19 abr. 2024.