DIRETRIZES PARA A GESTÃO DE PROJETOS INDUSTRIAIS

  • Tássia Farssura Lima da Silva Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
  • Silvio Burrattino Melhado Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
Palavras-chave: gestão do processo de projeto, qualidade do projeto, projetos industriais

Resumo

A crescente demanda por rapidez na construção, menores custos e maior controle da qualidade geram uma complexidade na gestão do processo de projeto. Estudos voltados aos projetos industriais ou obras por encomenda ainda são em minoria, ou seja, há poucos trabalhos desenvolvidos e publicados sobre este tema. Além disso, especificamente no segmento escolhido, a complexidade e a diversidade dos projetos, associadas às inúmeras exigências de mercado, demandam melhorias das práticas de gestão de projetos.

O trabalho tem como objetivo identificar, por meio de estudos de caso, as ações de gestão utilizadas em projetos industriais (obras por encomenda), caracterizar o processo de projeto, assim como analisar a atuação dos gestores de projeto e suas dificuldades.

A pesquisa em questão compõe-se de três fases que se sobrepõem: a primeira fase contempla uma revisão bibliográfica de conceitos relevantes para o estudo; a segunda corresponde à apresentação e discussão de estudos de caso, visando caracterizar a gestão do processo de projeto no segmento dos projetos industriais; a terceira e última fase corresponde à reflexão sobre os principais pontos críticos identificados nos estudos de caso. Como resultado, será possível propor diretrizes aos agentes envolvidos, visando à melhoria contínua e a potencializar o sucesso da gestão de projetos industriais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tássia Farssura Lima da Silva, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
PCC, Gestão de Projetos
Silvio Burrattino Melhado, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
PCC, Gestão de Projetos

Referências

BERTEZINI, A.L. Métodos de avaliação do processo de projeto de arquitetura na constru-ção de edifícios sob a ótica da gestão da qualidade – Dissertação, Escola Politécnica da Uni-versidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

COELHO, M.C.P. Metodologia de gestão de projetos de edificações baseadas no PMBoK do PMI. Monografia de MBA apresentada à Escola Politécnica de São Paulo, São Paulo, 2006.

EL-REEDY, M. Construction management for industrial projects. Wiley-Scrivener, 1st edition, 2012.

FAGUNDES, J. L., et al. A gestão da informação no contexto de gerenciamento de projetos. In: Tecnologia da Informação e Comunicação da Construção Civil – TIC, São Paulo, 2005.

GRILO, L.M. Gestão do processo de projeto no segmento de construção de edifícios por encomenda. Dissertação (Mestrado) – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.

GRILO, L.M.; MELHADO, S.B. Novas formas de contratação e organização dos empreendi-mentos no segmento de construção de edifícios para terceiros, Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído. IX ENTAC, Foz do Iguaçu, 2002.

HAN, S. et al. A system dynamics model for assessing the impacts of design errors in construc-tion projects. Mathematical and Computer Modelling, 2013.

MEDEIROS, M.C.I. Gestão do conhecimento aplicada ao processo de projeto na constru-ção civil: estudo de caso em construtoras. Dissertação (Mestrado) – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

MELHADO, S.B. Qualidade do projeto na construção de edifícios: aplicação ao caso das empresas de incorporação e construção. São Paulo: 1994. 294p. Tese (Doutorado) – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo.

MELHADO, S.B. et al. Coordenação de projetos de edificações, São Paulo, 2005.

MELHADO, S.B. et al. A gestão de projetos de edificações e o escopo de serviços para coordenação de projetos. Sâo Paulo, 2006.

OLIVEIRA, O.J. Modelo de gestão para pequenas empresas de projetos de edifícios. São Paulo: 2005. Tese (Doutorado) – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo.

PERMINOVA, O. Managing uncertainty in projects. Abo Akademi University Press, 2011.

PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. PMBoK: Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos, 4ª edição, 2008.

PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. PMBoK: Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos, 5ª edição, 2010.

RABECHINI Junior, R,; CARVALHO, M.M.; LAURINDO, F.J.B. Fatores críticos para im-plementação de gerenciamento por projetos: o caso de uma organização de pesquisa. Produção, v.12 n.2, 2002.

RABECHINI Junior, R,; CARVALHO, M.M. Relacionamento entre gerenciamento de risco e sucesso de projetos, Produção, v.23, n.3, 2013.

RICARDINO, R.; SILVA, S.A.R.; ALENCAR, C.T. Administração de contrato em projetos de construção pesada no Brasil: um estudo da interface com o processo de análise do risco. Boletim Técnico da Escola Politécnica da USP, São Paulo, 2008.

SCHUYLER, J. Risk and decision analysis in projects. Project Management Institute, 2001.

SILVA, S.A.R. Programações por recurso: o desenvolvimento de um método de nivelamento e alocação com números nebulosos para o setor da construção civil. São Paulo: 1999. Tese (Doutorado) – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo.

UNDERWOOD, J.; ISIKDAG, U. Emerging Technologies for BIM 2.0. Construction Innova-tion, Bingley, vol.11, n. 3, p. 252-258, 2011.

WONG, K.; FAN, Q. Building information modelling (BIM) for sustainable building design. Facilities, Bingley, vol. 31, n. 3/4, p. 138-157, 2013.

YIN, R.K. Estudo de caso – planejamento e métodos, Bookman, 2001.

Publicado
2014-12-03
Como Citar
Silva, T., & Melhado, S. (2014). DIRETRIZES PARA A GESTÃO DE PROJETOS INDUSTRIAIS. Gestão & Tecnologia De Projetos, 9(2), 37-52. https://doi.org/10.11606/gtp.v9i2.81127
Seção
Artigos