A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS CONSTRUTIVAS COMO FERRAMENTA DE PROJETO

  • Luis Henrique Alves Cândido Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Suzane Miritz Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Jéssica do Canto Pureza Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Modelos, Tecnologias, Integração.

Resumo

Das etapas metodológicas para o desenvolvimento de produtos, a aplicação de práticas construtivas pode ser orientada pela fabricação de modelos, protótipos e maquetes. Diante da evolução das ferramentas de projeto e da necessidade contínua de inovação, cada vez mais se necessita de laboratórios e oficinas que contemplem estruturas tecnológicas de equipamentos e pessoal de apoio. Essa estrutura visa a auxiliar a prática pedagógica orientada pela integração do projeto virtual e sua análise física. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo apresentar um estudo de caso no qual foi desenvolvido um equipamento utilizado para filtragem de água para consumo humano. Para isso, foi realizada a construção de um modelo estrutural que integrou tecnologias de corte a laser, de impressão 3D e processos manuais de fabricação. O foco dessa prática foi a análise, a reflexão e a validação de princípios e parâmetros projetuais a serem aplicados no projeto final. O resultado da aplicação dessa prática pedagógica, apontam para a relevância da integração de processos tecnológicos com práticas manuais, proporcionando, dessa forma, um fluxo contínuo e dinâmico de aprendizagem orientada para a resolução de problemas funcionais e construtivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Henrique Alves Cândido, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Departamento de Design e Expressão Gráfica
(DEG/FA/UFRGS)

Suzane Miritz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Estudante do curso de design de produto
(FA/UFRGS)

Jéssica do Canto Pureza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Estudante do curso de design de produto
(FA/UFRGS)

Publicado
2016-04-04
Como Citar
Cândido, L. H., Miritz, S., & Pureza, J. (2016). A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS CONSTRUTIVAS COMO FERRAMENTA DE PROJETO. Gestão & Tecnologia De Projetos, 11(1), 39-54. https://doi.org/10.11606/gtp.v11i1.99133