DINÂMICAS QUE ENSINAM: A METODOLOGIA DE PROJETO NO ENSINO DE ARQUITETURA

  • Daniel de Carvalho Moreira Universidade Estadual de Campinas
  • Doris Catharine Cornelie Knatz Kowaltowski Universidade Estadual de Campinas
  • Renata Maria Geraldini Beltramin Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Ensino de projeto, Dinâmicas de ensino, Processo de projeto.

Resumo

Este trabalho apresenta várias dinâmicas de ensino dentro de disciplinas de graduação e pós-graduação da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). As experiências tocaram em questões relacionadas ao processo de projeto em arquitetura. O processo de projeto é entendido como um ciclo de atividades que compreende a concepção, a descrição, a construção e o uso do espaço construído. É dada ênfase às reflexões sobre o programa arquitetônico e às possíveis dinâmicas para a fase analítica do projeto. Dinâmicas são consideradas importantes, pois estimulam novos pontos de vista e oferecem alternativas ao projetista na resolução de problemas. No ensino, elas podem surpreender alunos e professores, além de estimular novos nichos de pesquisa acadêmica. A relação ensino-pesquisa no ensino superior é discutida. São apresentadas experiências de disciplinas distintas de graduação e pós-graduação. Um curso de curta duração contribuiu também com outras lições e dinâmicas. O propósito do presente artigo é apresentar as dinâmicas aplicadas, independentemente da situação original em que foram ministradas, e discutir as contribuições e resultados obtidos nessas experiências, especialmente em relação às pedagogias específicas em metodologia de projeto em arquitetura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel de Carvalho Moreira, Universidade Estadual de Campinas

Professor Doutor II, Departamento de Arquitetura e Construção da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo - UNICAMP.

Doris Catharine Cornelie Knatz Kowaltowski, Universidade Estadual de Campinas
Professor Titular, Departamento de Arquitetura e Construção da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo - UNICAMP.
Renata Maria Geraldini Beltramin, Universidade Estadual de Campinas
Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Tecnologia e Cidade da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo - UNICAMP.
Publicado
2016-04-04
Como Citar
Moreira, D., Kowaltowski, D., & Beltramin, R. (2016). DINÂMICAS QUE ENSINAM: A METODOLOGIA DE PROJETO NO ENSINO DE ARQUITETURA. Gestão & Tecnologia De Projetos, 11(1), 55-70. https://doi.org/10.11606/gtp.v11i1.99197