ENSINO DO URBANISMO NOS CURSOS DE ARQUITETURA E URBANISMO: TECENDO A COMPREENSÃO DA CIDADE PARA A ATIVIDADE PROJETUAL

Palavras-chave: Ensino do urbanismo, Projeto pedagógico, Relação entre arquitetura e urbanismo, Inovação.

Resumo

Este artigo trata de uma reflexão sobre o ensino do urbanismo e sua articulação com a atividade projetual em escolas de Arquitetura e Urbanismo a partir da elaboração e implantação de um projeto pedagógico inovador para um curso de Arquitetura e Urbanismo na região Nordeste do Brasil. Como relato de experiência, inicialmente o artigo tratará as bases conceituais e empíricas que deram origem à construção de uma visão crítica sobre os cursos de Arquitetura e Urbanismo na região. Em seguida serão abordados os critérios que foram a base deste novo projeto pedagógico e algumas estratégias adotadas para o ensino de urbanismo, principalmente a inclusão de uma disciplina que trata de planejamento urbano no primeiro semestre do curso e uma atividade de reconhecimento da cidade como palco da ação do arquiteto e urbanista. Por ser uma experiência ainda recente, serão relatadas as primeiras avaliações feitas por docentes e alunos sobre a aplicação prática dos critérios mencionados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Peixoto Vianna, Centro Universitário Tiradentes
Profa Dra Mônica Peixoto Vianna, professora e coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Tirandentes (UNIT) de Maceió-AL.
Débora Barros Cavalcanti, Universidade Federal de Alagoas
Profa. Dra. Débora de Barros Cavalcanti, professora adjunta da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas (FAU-UFAL).
Publicado
2016-04-04
Como Citar
Vianna, M., & Cavalcanti, D. (2016). ENSINO DO URBANISMO NOS CURSOS DE ARQUITETURA E URBANISMO: TECENDO A COMPREENSÃO DA CIDADE PARA A ATIVIDADE PROJETUAL. Gestão & Tecnologia De Projetos, 11(1), 121-133. https://doi.org/10.11606/gtp.v11i1.99209